
Fotos Acontece Botucatu

Zeus, Naco, Héctor, Jhonye, Colt e Kito. Vocês provavelmente nunca ouviu falar deles, mas esses são os novos policiais que começaram a atuar em Botucatu. A partir de agora eles serão conhecidos pelas ruas da cidade, pois foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 26, o Canil Setorial da Polícia Militar em Botucatu.
A cerimônia, que contou com diversas autoridades e convidados, foi realizada na sede da 1ª Companhia da PM, na Avenida Universitária do Jardim Paraíso, local onde também vai funcionar o Canil. Durante sua fase de implementação, treinamento e adequação, os oficiais que fazem parte do projeto participaram de diversas operações policiais, juntamente com outras unidades de Canil já em funcionamento.

Cães do CPI-7 de Sorocaba também estiveram na solenidade desta segunda-feira acompanhando os novos colegas. O Canil começou a ser idealizado em 2016, após requerimento do então vereador Lelo Pagani e contou com a ajuda de Policiais de Botucatu, Prefeitura, entre muitos outros colaboradores.
Os seis novos policiais estiveram em toda a cerimônia e foram apresentados aos seus comandantes. Os animais vão atuar diretamente no combate à criminalidade, com destaque para a prevenção do tráfico de drogas, entre muitas outras ações.
“Os cães policiais são uma ferramenta extraordinária no combate ao crime, na proximidade da comunidade com a Polícia Militar colocando sua filosofia em prática. O presente não é da Polícia e sim da população que ganha. Espero que eles possam produzir e trabalhar ativamente em Botucatu”, disse ao Acontece Botucatu a Tenente Coronel Kátia Regina Firmino Christofalo, Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
São 4 animais ainda considerados filhotes e dois adultos já com treinamento mais consolidado. Os cães passaram por um treinamento inicial, que contou com outros animais mais experientes de outros batalhões. As raças presentes em Botucatu são Pastor Alemão, Pastor Belga de Malinois e Labrador.

O Comandante do Policiamento no Interior (CPI-7) fez questão de mencionar a importância dos novos policiais, não apenas contra o crime, mas em outras áreas de extrema importância.
“Eles também podem atuar com os Bombeiros, na Defesa Civil, na localização de pessoas desaparecidas, entre muitas outras, os cães possuem um papel fundamental de grande valia. O nosso histórico com os cães é riquíssimo em todo o estado de São Paulo com resultados expressivos nesse quesito”, colocou ao Acontece Botucatu o Coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho.
“Deixo registrado o apoio que tivemos da Prefeitura Municipal e a todos os parceiros que aqui deram um pouco da sua contribuição para que tivéssemos aqui um Canil modelo, em normas internacionais inclusive, para o bem estar dos cães e dos policiais, para que todos possam desempenhar um bom papel em Botucatu”, completou o Coronel Valdir.
A estrutura em Botucatu é dotada de salas de ração, enfermaria, área de treinamento, além das amplas baias destinadas aos animais. O tempo de vida ‘profissional’ de um cão é de 8 anos, com uma intensa carga de treinamento. Após esse período o policial canino é aposentado, geralmente adotado por algum policial que o acompanhou.
Compartilhe esta notícia