Câmara Municipal de Botucatu fará sessão comemorativa de 160 anos

A Câmara Municipal de Botucatu não terá projetos na pauta de votação na noite desta segunda-feira, 01. No lugar de projetos de lei uma sessão festiva, afinal, a Casa de Leis está comemorando 160 anos.

A Sessão terá início às 20 horas, com transmissão pela TV Câmara (Canal digital 61.3 e canal 8 da NET). Os trabalhos também poderão ser acompanhados pelo Facebook.

História

A instalação da Câmara Municipal foi oficializada em setembro de 1858, três anos depois da freguesia ter sido elevada a categoria de Vila. Em 1860 o presidente da Câmara era Francisco de Paula Vieira e eram seis os vereadores que compunham o Legislativo. O primeiro prédio a abrigar as sessões da câmara foi a residência de Matias José Teixeira, na esquina das ruas Amando de Barros e Velho Cardoso, onde hoje funcionam várias lojas.

Os trabalhos políticos dos vereadores continuaram polêmicos e pitorescos até 1930, quando o novo regime político vigente no país previa que o Departamento da Administração deveria concentrar o os poderes Executivos e Legislativo na figura do prefeito. Uma nova Câmara foi empossada em 1935,mas dissolvida pelo golpe de estado de 1937. Em janeiro de 1948 a Câmara Municipal era presidida pelo Dr. Antonio Delmanto.

O prédio que abriga as sessões do legislativo, todas as segundas-feiras, já foi Paço Municipal (prefeitura), sede da polícia militar, sede da Divisão de Cultura e Biblioteca Municipal. Localizado na Praça Comendador Emílio Pedutti, bem no centro da cidade, já passou por pelo menos 3 reformas. Atualmente foi adaptado para receber a presença de deficientes físicos.

PITORESCO – A Câmara de Botucatu já declarou “guerra” à Inglaterra. Trata-se de um manifesto de apoio dos vereadores da cidade às represálias nacionais na histórica questão “Christie”em 1863, durante a Guerra do Paraguai. A questão se resolveu diplomaticamente a nível nacional mas o manifesto da Câmara foi recebido pelo Imperador e obteve até resposta. (Trecho tirado do site da Câmara)