26 dezembro 2025
Trilhas, mirantes, represas e cachoeiras estão entre as opções mais procuradas por quem quer se refrescar e curtir o calor na região.
O que fazer em Botucatu nos dias de calor
Com a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias, muitos botucatuenses começam a buscar alternativas ao ar livre para aproveitar o clima quente no período de férias. A boa notícia é que a Cuesta oferece uma série de locais perfeitos para trilhas, banho, contemplação e contato com a natureza.
Reunimos algumas das opções preferidas dos moradores e visitantes — todas dentro do município ou a poucos minutos do Centro.
1-Cachoeira da Marta (Botucatu)

-No município de Botucatu, aparece como alternativa ideal “para quem quer se refrescar e relaxar em meio à natureza”.
-O parque conta com trilha auto‐guiada em passarela de madeira e deck.
-Acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 243 – Bairro Recanto da Amizade.
-É gratuito, porém exige agendamento via Instagram.
Dica para refrescar: Aproveite para tomar banho de cachoeira logo cedo, verificar se o nível de água está bom e levar roupa seca para depois da trilha.
2-Rio Bonito / Mina / Porto Saíd – bairros rurais à margem da Represa do Rio Tietê

-Esses bairros rurais localizam-se às margens da represa do Rio Tietê e são apontados como excelentes para tomar banho de rio ou lazer aquático.
-No “Rio Bonito” há orla com deck, playground, academia ao ar livre; aluguel de casas, passeios de barco, remo em caiaque e stand up paddle sob agendamento.
-Acesso: cerca de 30 km de Botucatu, via Rodovia Alcides Soares e depois SP-191.
Dica para refrescar: Ideal para passar meio dia ou tarde isolar-se, fazer SUP ou caiaque, levar protetor solar, repelente, roupa de banho extra e conferir se há estrutura de salvamento, dependendo do local.
3-Cachoeira Indiana

-Descrição: Cachoeira mais “escondida”, com trilha de nível médio e ambiente mais rústico.
-Acesso: Seu acesso se dá pela estrada municipal Geraldo Biral, com placas indicativas
-Ideal para: Aventureiros que querem um banho de água limpa, com trilha leve-moderada, fugir um pouco dos locais mais estruturados.
-Dica: Leve calçado antiderrapante, roupa extra, e prefira ir cedo antes do calor intenso ou da mata esquentar.
4-Cachoeiras da Pavuna (também conhecidas por “complexo Pavuna/Quedas”)

-Descrição: Conjunto de cachoeiras — 5 quedas — em zona rural entre Botucatu e São Manuel. Trilha mais exigente em alguns trechos.
-Localização: Conjunto de várias quedas d’água entre Botucatu e São Manuel, com acesso pela SP-300 no km-149. Há uma taxa a ser paga por ser tratar de um local particular, mas com acesso público.
-Ideal para: Um passeio de meio dia/ dia inteiro, com coragem para trilha mais acidentada, e uma experiência de natureza mais “selvagem”.
-Dica: Verifique se o trecho está liberado, vá com guia ou em grupo, leve água, proteção solar, e chegue cedo.
Compartilhe esta notícia








