Os ônibus Caio operam por toda a região metropolitana no entorno de Santiago, capital chilena
Atuando firmemente no mercado de ônibus chileno, Caio entrega 82 ônibus de carroceria Mondego ao suministrador de frotas local K-uno, que celebra contrato de operação com a STU, importante operadora local, tradicional cliente Caio
Destinados à renovação de frota da Red Metropolitana de Movilidad (RED), sistema de transporte público urbano que opera em Santiago, capital do Chile, os ônibus Caio no modelo Mondego operam por toda a região metropolitana no entorno da capital chilena.
O sistema BRT chileno é um dos maiores da América Latina e do mundo, onde circulam cerca de 1,5 milhão de pessoas por dia. A negociação é fruto da parceria entre a fabricante de chassis Mercedes-Benz do Brasil, a fabricante de carrocerias Caio, com seus respectivos representantes das marcas no Chile.
Dos 82 ônibus adquiridos, 72 são no modelo Mondego articulado e 10 no padrão, ambos encaroçados pela Caio sobre chassis de piso baixo Mercedes-Benz O-500 UA e O-500 U, com tecnologia Euro 6, que entre suas características, prevê maior redução no nível de emissão de gases poluentes.
O Gerente de Exportação da Caio, Ivo Marco Belucci, destaca que “Essas unidades com tecnologia de altíssimo nível e exigida pela RED foram fabricadas com todos os cuidados e detalhes para proporcionar o máximo de conforto e segurança a todos os usuários. A aceitação dos ônibus está sendo excelente, o que nos motiva a seguir desenvolvendo o melhor em carrocerias para atender aos anseios dos proprietários, operadores e usuários de ônibus do SISTEMA RED em Santiago.”
Sobre o Mondego
O ônibus Mondego articulado com 18.655 mm de comprimento e capacidade para 156 passageiros, possui espaço para sete câmeras internas, uma câmera de ré e monitor de 10”.
O padrão tem comprimento total de 10.990 mm, com capacidade para o transporte de 75 passageiros, com cinco câmeras internas e uma câmera de ré e monitor de 10” para a segurança dos usuários.
Todos os ônibus possuem acessibilidade, com assentos destinados a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de poltronas escamoteáveis.
Com embarque dianteiro por portas do tipo fole de acionamento eletropneumático e bloqueador de portas original do chassi, que evitam abertura inesperada durante o trajeto, o veículo possui iluminação interna em LED e sinalização nos degraus para a maior atenção dos passageiros.
Os modelos contam com itinerário eletrônico superior frontal, traseiro, lateral e optativo dianteiro e solicitação de parada sem fio e vedação especial contra poeira, importante para a conservação do interior do veículo e conforto dos passageiros.
Pensado também no bem estar dos usuários, o modelo conta com ar condicionado, espaço para instalação de roteador de WIFI 3 e 4G, tomadas USB nas laterais e no painel do motorista.
O Mondego conta também com espaço para instalação de sistema de áudio para comunicação com a garagem e sistema de áudio para comunicação motorista-passageiros, alto-falantes externos na região das portas (megafonia) e microfone “pescoço ganso”.
Os veículos têm sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro, com preparação para instalação de validador eletrônico do sistema de monitoramento dos pontos cegos da carroceria (ADAS) pelo cliente, o que ampliará o campo de visão do motorista sobre a via transitada.
Além disso, garante ao condutor o controle total das funções do veículo com o sistema multiplex, que auxilia na identificação de falhas operacionais e elétricas.
Compartilhe esta notícia