Busca por emprego começa com currículo sem erros

Geral
Busca por emprego começa com currículo sem erros 07 novembro 2015

Docente do Senac Botucatu explica quais são as falhas mais comuns e como evitá-las, salientando que conseguir uma vaga neste fim de ano exige atenção

 

Na hora de elaborar o currículo, pequenos descuidos podem pôr tudo a perder. “Erros de digitação e concordância verbal são os mais comuns e influenciam de maneira negativa a leitura que o recrutador faz do candidato”, explica Diego Oliveira docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, que fica na Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista.

Além da formação e experiência, detalhes são muito importantes nos processos de seleção. Para o docente, alguns equívocos – como fornecer os números de RG, CPF e recomendações profissionais – devem ser evitados. “O ideal é que currículo não tenha mais do que uma folha”, orienta Diego.

Sempre terão prioridade os currículos que tragam informações claras e completas. E, no mercado, encontrar isso ainda não é tão corriqueiro. “É muito comum a falta ou o excesso de informações na apresentação dos candidatos”, coloca o docente. Segundo ele, mesmo diante de crise econômica ainda existem vagas disponíveis neste fim de ano. “No entanto, o que percebemos é que o processo seletivo está mais rigoroso, por isso é importante que o candidato esteja preparado quando for pleitear uma vaga”, explica.

 E, além de evitar os erros, quais são as dicas para se destacar? Segundo o docente, um bom caminho é mostrar quais são objetivos profissionais. “Isso é bem visto pelos recrutadores, que veem no candidato características como comprometimento e foco”.

Além disso, deixe a preguiça de lado. Faça currículos direcionados, ou seja, para cada processo seletivo, revise o seu currículo e verifique que pontos podem ser ressaltados para gerar boa impressão. Com isso, aumentam as chances do candidato ser chamado para a entrevista de emprego. Já nesta etapa, o importante é agir com naturalidade e ter atenção com a comunicação verbal e gestual. “Lembre-se: o recrutador é capacitado para detectar possíveis mentiras e informações que não sejam verdadeiras”, finaliza Diego.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento