

A CPFL Paulista informou na tarde desta quinta-feira, 23, que durante o ano de 2019 deu continuidade ao seu trabalho de combate às fraudes e furtos de energia elétrica em toda a região. Somente na região que engloba Bauru e Botucatu, a distribuidora encontrou 1,3 mil ocorrências de irregularidades no ano passado.
Nas ações para coibir os delitos, a empresa conseguiu recuperar quase 14,2 mil megawatts-hora (MWh) com a regularização de ligações feitas de forma ilegal, o suficiente para abastecer 7,9 mil residências durante um ano inteiro.
Entre as cinco maiores cidades da região, Bauru foi a que registrou o maior número de fraudes identificadas, alcançando a marca de 759 ocorrências em 2019. Em segundo lugar ficou Botucatu com 246 irregularidades e, na sequência, Marília, Pederneiras e Lençóis Paulista (mais detalhes na tabela abaixo).
Para a identificação das infrações, a companhia realizou 20,4 mil inspeções no sistema. Além disso, o grupo faz regularmente a blindagem de rede e, quando encontra indícios de fraude, passa a organizar medições periódicas de padrões de consumo do local flagrado, de forma a evitar a reincidência de furtos.
Essas tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes e intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos.
“A CPFL Paulista realizou importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também adotou novas tecnologias, com mais inteligência, em seus processos de monitoramento e análise”, afirma Roberto Sartori, presidente da distribuidora.
Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.
Com assessoria
CIDADE |
Inspeções |
Fraudes e Furtos |
Energia Recuperada (MWh) |
|
Bauru |
11.325 |
759 |
6.838 |
|
Botucatu |
2.834 |
246 |
1.814 |
|
Marília |
2.002 |
97 |
2.088 |
|
Pederneiras |
604 |
39 |
341 |
|
Lençóis Paulista |
478 |
16 |
250 |
|
Compartilhe esta notícia