No próximo domingo, 5, a Vigilância Ambiental em Saúde e Canil Municipal realizam uma feirinha de adoção de animais e disponibilizarão 600 doses de vacina antirrábica para imunizar cães e gatos. O evento será realizado no pátio da Secretaria Municipal de Saúde das 9 às 13 horas.
Na última ação realizada pelo VAS, foram adotados 5 gatos e um cão e vacinados mais de 550.
Feirinha de adoção
São animais que, em algumas situações, foram resgatados, tratados e agora esperam ansiosamente por uma família. Todos eles estão microchipados, vacinados e castrados. Os interessados em adotar um animalzinho precisarão apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Vacinação antirrábica
A Vigilância Ambiental em Saúde estará disponibilizando 600 doses de antirrábica para imunizar cães e gatos que estão a mais de 12 meses sem receber a vacina. Não haverá a necessidade de agendamento e a vacina será aplicada por ordem de chegada (distribuição de senhas).
A Vigilância orienta aos tutores que serão imunizados animais a partir dos 3 meses de vida e os mesmos deverão ser conduzidos ao local de vacinação devidamente contidos: os cães deverão estar de coleira e guia e os gatos deverão estar em caixas de transporte ou similares. Todos os animais deverão ser conduzidos por pessoas com força suficiente para contê-los.
Sobre a Vacina Antirrábica
Considerando que a campanha de vacinação em massa não é mais uma estratégia do Programa de Vigilância e Controle da Raiva do Estado de São Paulo, o quantitativo menor de doses recebido pelo município se destina aos cães e gatos que tiveram exposição de risco ao vírus rábico, que são assistidos pelo Canil Municipal e para os chamamentos pontuais (com limitação de doses) previamente divulgados. Em 2022 a VAS recebeu o diagnóstico positivo para raiva de dois morcegos.
Compartilhe esta notícia