Botucatu sediou o 27º Encontro Nacional de Biomedicina

Geral
Botucatu sediou o 27º Encontro Nacional de Biomedicina 15 novembro 2024

Em 2024, o ENBM reuniu aproximadamente 300 inscritos no IBB da Unesp

O curso de Ciências Biomédicas do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus Botucatu promoveu, de 7 a 9 de novembro, a 27ª edição do Encontro Nacional de Biomedicina (ENBM). O evento foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e contou com aproximadamente 300 inscritos e 70 trabalhos submetidos. 

Estiveram presentes na mesa de abertura o professor Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do IBB; professor Wellerson Rodrigo Scarano, coordenador do curso de Ciências Biomédicas do IBB; as professoras Gislane Lelis Vilela de Oliveira e Ana Carolina de Inhasz Kiss, representando os docentes da Comissão Organizadora; e o aluno Pedro de Almeida Colletes, representando os 23 discentes da Comissão Organizadora de 2024. A abertura também contou com a apresentação cultural de Lilian Liao, vocalista da banda Outside, e da pianista Taciana Assumpção. 

Para o vice-diretor do IBB, professor Willian Fernando Zambuzzi, o ENBM é um excelente evento para compartilhar conhecimentos, e principalmente aprender algo novo com as experiências de participantes do Brasil todo. “O ENMB representa o que nós temos de maior significado no IBB, que é essa troca de informações, buscando ir além da sala de aula e dos laboratórios, promovendo uma interlocução de aprendizado constante!”, enfatizou. 

Resgatando o início do ENBM, quando o encontro ainda era regional, o professor Wellerson Rodrigo Scarano, membro da comissão organizadora da primeira edição, destacou como a dedicação dos participantes na construção do evento e na qualidade da escolha dos temas abordados são diferenciais do IBB. “O compromisso do ENBM não é só trazer as modas da Biomedicina para vocês. O nosso congresso está muito preocupado com a qualidade do conteúdo que trazemos, sempre valorizando que um determinado assunto seja abordado por um especialista e com base na ciência!”, afirmou o docente.

Docentes e discentes unidos na organização do 27º ENBM

Destacando o empenho da comissão organizadora em preparar uma programação completa para os participantes, a professora Gislane Lelis Vilela de Oliveira, docente do Departamento de Ciências Químicas e Biológicas – Setor de Microbiologia e Imunologia do IBB cita alguns temas que ganharam destaque na edição de 2024. “Essa programação foi feita com muito carinho e empenho dos estudantes, visando trazer inovações da área científica, difundir conhecimento científico e chamar atenção para temas muito importantes, como: inovações na área de medicamentos e vacinas, tratamento de câncer, saúde da mulher e muitos outros temas interessantes, para que todos possam aproveitar ao máximo!”, afirmou a docente. 

A professora Ana Carolina de Inhasz, docente do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional – Setor de Fisiologia, destaca como a atuação e dedicação de toda a comissão organizadora, a disponibilidade dos patrocinadores, e a participação dos estudantes, pesquisadores e congressistas são a chave para o sucesso do evento. “Não conseguiríamos fazer um evento desse nível sem todo o suporte institucional e financeiro que recebemos. A participação dos congressistas só enriquece o nosso evento. São quase 70 trabalhos submetidos, que serão apresentados em forma de painel e de forma oral. Portanto, a participação dos congressistas trazendo seus trabalhos e mostrando as suas pesquisas enriquecem muito o nosso evento”, concluiu. 

Orgulho de ser Unesp! 

Para Ana Clara Gemignani, membro da comissão organizadora e estudante do 3º ano de Ciências Biomédicas do IBB, realizar a 27ª edição do ENBM no IBB, integrando colegas de diferentes faculdades e regiões, unindo a Biomedicina em algo único e grandioso é uma honra para os estudantes da Unesp. “Nosso diferencial está no cuidado e na atenção que damos a cada participante, sempre da maneira mais acolhedora possível. Ouvir os agradecimentos dos congressistas pela receptividade, ver como as palestras e minicursos impactaram suas trajetórias e receber elogios dos palestrantes pela organização e acolhimento são recompensas que nos trazem o sentimento de missão cumprida a cada fim de evento. Nossa maior moeda de troca é a satisfação de cada congressista e palestrante”, e conclui “Para nós, isso já é mais que o suficiente”. 

A programação do evento contou com sete minicursos teóricos, sete minicursos teórico-práticos, quatro palestras, duas mesas redondas, um simpósio e apresentações de trabalhos na modalidade oral, nas categorias graduação e pós-graduação (PG), abordando temas de inovação em pesquisa e nas diferentes áreas de atuação do Biomédico nas áreas da saúde. 

Atuar na 28ª edição do ENBM está na programação de muitos estudantes para 2025. “Participar como membro da comissão organizadora do ENBM é uma experiência gratificante, pois nos permite oferecer novas perspectivas e conhecimento para futuros profissionais da Biomedicina. Cada congressista é um reflexo de nós mesmos, já que também somos estudantes em busca de orientação, crescimento e decisões sobre o futuro profissional. É esse espelho que nos enche de força e nos motiva, a cada ano, a construir o evento com todo o carinho e dedicação”, concluiu Ana. 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento