Botucatu reúne aficionados por ferreomodelismo

Geral
Botucatu reúne aficionados por ferreomodelismo 25 setembro 2017

 

Site frateschi

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

Em Botucatu, por exemplo, alguns ferreomodelistas possuem verdadeiros ‘patrimônios’ em casa, e até hoje os trens despertam curiosidade e saudosismo nas pessoas. O município possui até uma entidade que reúne os aficionados por este hobby: a Associação Ferreoclube Botucatu, localizada na estação ferroviária.

O aposentado João Pedro da Luz, 66 anos, é um desses apaixonados pelo hobby, que vem cultivando há sete anos, tudo por causa do neto Luan Felipe. “Sempre gostei de trens, pois meu pai era ferroviário, mas passei a me dedicar ao ferreomodelismo mais intensamente nos últimos anos porque meu neto adora”, afirma Luz, que tem diversos vagões de carga e locomotivas, além de uma maquete, ainda em construção, com 180 metros de trilhos. “Eu a chamei de JJL, as iniciais do meu nome, João Pedro; e dos nomes do meu filho, João Paulo; e do meu neto, Luan Felipe. Diariamente, nós nos reunimos para mexer com este hobby”, completa.

Já o mecânico Murilo Bucanera, 33 anos, aderiu ao hobby há apenas um ano ao ver uma maquete do Ferreoclube exposta no shopping Botucatu. “Fiquei encantado por ela e comecei a me interessar pelo ferreomodelismo. Hoje, tenho cinco locomotivas e 20 vagões e estou construindo uma maquete. Meu filho de 4 anos me acompanha nesse hobby, e o mais novo, de um ano e meio, está indo para o mesmo caminho. Todo dia, em casa, mexemos nos trens, e há cada 15 dias encontro os amigos no Ferreoclube”, diz Bucanera.

O comerciário Adalberto Pereira, 55 anos, iniciou-se nesse hobby em 2007, quando ganhou da esposa e dos filhos uma caixa com um kit de trens. Desde então, não parou mais. “Possuo, aproximadamente, 100 vagões de cargas e passageiros e 50 locomotivas, além de uma maquete de 3,2 m x 2,4 m. Meu neto de 3 anos não pode me ver que já quer ligar os trens”, conta.

Natural de Osasco, Pereira morou lá até 1994 e muitos de seus parentes por parte de mãe trabalharam na Fepasa, na década de 70. Pereira e um grupo de amigos reúnem-se no clube com assiduidade para reviver os áureos tempos do transporte ferroviário. “Em casa, todos os dias pratico este hobby, e aos finais de semana, estou no clube, onde temos um vasto material de ferreomodelismo, tudo da Frateschi”, enfatiza. A Frateschi é a única empresa na América Latina a fabricar trens em miniatura, e em 2017 completou 50 anos de atividades.

Mercado atraente

O interior paulista, aliás, é um dos mercados mais atraentes para a Frateschi Trens Elétricos, empresa com sede em Ribeirão Preto e única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais na América Latina.

De toda a produção da empresa, 25% dos produtos têm como destino o interior de São Paulo. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, e muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, diz Lucas Frateschi, diretor da empresa. No Brasil, inclusive, existem diversas associações que reúnem os amantes deste hobby saudável e interessante.

Sobre a Frateschi

Fundada em 1967, a Indústrias Reunidas Frateschi é a única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situada em Ribeirão Preto, no interior paulista, tem a missão de divulgar e preservar a memória ferroviária do Brasil, por meio da prática do ferreomodelismo. Há 50 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática deste hobby.

Com atuação nacional e internacional, a Frateschi possui representantes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Pernambuco, além do Distrito Federal. No exterior, seus representantes estão na Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, África do Sul e Taiwan.

Mais informações podem ser obtidas no site www.frateschi.com.br.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento