Botucatu registrou 14 ocorrências de queimadas nas últimas 24 horas

Geral
Botucatu registrou 14 ocorrências de queimadas nas últimas 24 horas 24 julho 2021

 

O trabalho é incessante. Com a grave estiagem, a vegetação extremamente seca vira alvo fácil para queimadas criminosas, especialmente em grandes áreas de vegetação.

Em Botucatu a situação é muito delicada. Para se ter uma ideia, no mês de julho foram mais de 60 ocorrências de fogo em mato atendidas pelos Bombeiros do Município ou Defesa Civil.

Somente na manhã deste sábado, dia 24, foram cinco chamados. Os Bombeiros se deslocaram para Altos da Serra, estrada do Piapara, estrada Geral Biral e Jardim Reflorenda.

Ontem grandes queimadas foram registradas no Jardim Santa Elisa e Colônia Santa Marina. Foram totalizados 14 chamados durante as últimas 24 horas.

“A cada dia está aumentando o número de chamadas e casos de incêndio na cidade de Botucatu. Muitas vezes estamos retornando 2 ou 3 vezes por semana no mesmo local”, disse o Subtenente Celestino do Corpo de Bombeiros.

Segundo Celestino, a orientação é a seguinte:

1. Não coloquem fogo em teremos baldios, seja para queimar o mato ou para queimar lixo.

2. Não joguem lixos nos terrenos abandonados em seus bairros pois, se pegar fogo, é você morador, que vai respirar a fumaça.

3. Se presenciar alguém jogando lixo no seu bairro, denuncie, pois volto a repetir, se pegar fogo é você quem vai respirar a fumaça

Situação crítica na estiagem

Nestes meses mais frios do ano, é característica também a estiagem, longos períodos sem chuva. Com o tempo mais seco, as áreas verdes, em especial pastos e locais com vegetação esparsa ficam mais suscetíveis a incêndios.

Nos últimos seis meses foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil 241 ocorrências deste tipo, sendo que em julho já foram contabilizadas 53 delas.

A maioria das ocorrências de incêndio em vegetação (fogo em mato) é causada por ação humana, ou seja, de forma intencional e criminosa.

“As queimadas causam inúmeros malefícios para todos, como degradação ambiental, prejuízos à saúde pública, aumento do risco de acidentes de trânsito por causa da fumaça, morte de animais silvestres, entre outros problemas. Precisamos contar com o apoio da população para fiscalizar e denunciar esses tipos de atitudes, e assim evitarmos as queimadas, como o uso do fogo para limpeza de áreas, incêndios criminosos e o descarte de lixo em locais inadequados”, afirma Lucas Trombaco, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Quem for flagrado incendiando terrenos ou áreas verdes do Município será penalizado através de multas aplicadas pela Guarda Civil Municipal e nas áreas rurais pela Policia Ambiental. Denúncias podem ser feitas através do telefone 199. O telefone do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências é o 193.

É crime

O crime de incêndio ambiental está previsto no art. 41 da Lei Federal 9.605/98

Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:

Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.

Ecoponto

Iniciativa da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria do Verde, o Ecoponto é um espaço reservado à entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³) gratuita.

Os materiais que podem ser entregues são os recicláveis (plástico, papel, vidro e metais), eletroeletrônicos usados, lâmpadas fluorescentes, óleo usado, pneus, móveis antigos, resíduos orgânicos de poda e jardinagem e resíduos de construção civil. A exceção fica para resíduo hospitalar, lixo doméstico e resíduos de agrotóxicos. Todos os materiais são separados de acordo com suas respectivas características.

O responsável por levar o entulho deverá seguir a orientação do responsável pelo espaço, que ficará no local em seu horário de funcionamento, de segunda a sexta das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 às 12 horas, exceto feriados.

O serviço não é destinado a empresas ou para fins comerciais. Os materiais coletados recicláveis são recolhidos e reaproveitados pelas cooperativas de agentes ambientais do Município. Os demais são descartados de forma correta.

O primeiro Ecoponto em Botucatu fica localizado na Rua Major Nicolau Kuntz, 1230, na Cohab 4.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento