Botucatu registra queda no número de acidentes em janeiro, diz estudo

 

Segundo o INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) – ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas – foram registradas em todo Estado 408 mortes em janeiro de 2017, uma redução de 7,5% se comparada ao mesmo mês do ano passado (441 ocorrências).

Botucatu, que aderiu ao Movimento neste ano, contabilizou um óbito em janeiro deste ano. No mesmo período do ano passado foram dois casos de vítimas fatais no trânsito local. Ao longo de 2016, Botucatu registrou um total de 37 mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Índice considerado alto diante da densidade populacional da Cidade, hoje com pouco mais de 140 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE.

A redução também pode ser sentida nos acidentes de trânsito como um todo. De acordo com dados registrados através de Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, Botucatu reduziu em 12,96% os acidentes de trânsito sem vítima [54 casos em janeiro de 2016 contra 47 em janeiro de 2017] e outros 37,14% acidentes com vítima [35 casos em janeiro de 2016 contra 22 casos em janeiro de 2017].

Desde o segundo semestre do ano passado, Botucatu passou a adotar outras medidas como ampliação da fiscalização eletrônica e redução da velocidade (traffic calming) em mais de 20 vias. Também foi providenciada a readequação da sinalização viária, o que incluiu novas pinturas de solo e substituição de mais de 2 mil placas.

 Conscientização

O Centro Vivencial de Trânsito instalado na sede da Semutran [Rua Amando de Barros, 2.741 – Lavapés] já retomou suas atividades e prevê receber mais de 5 mil pessoas ao longo deste ano.

Além das crianças, alunas de escolas públicas e particulares, o Centro Vivencial está preparado para receber outros grupos, de diferentes idades, com objetivo de mudar velhos e maus hábitos que pedestres, ciclistas e motoristas ainda mantêm no dia a dia. Para fazer agendamentos de visita ao Centro Vivencial de Trânsito basta entrar em contato pelos telefones (14) 3882-9888 ou 3813-3515.