A Cidade de Botucatu sediará no próximo dia 04 de agosto (sábado), a 3ª Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania. O evento acontece entre 8h30 as 12h30, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na Rua Dr. João Reis, 278 – Vila Sônia.
O principal objetivo do evento é discutir questões relacionadas ao mercado de trabalho, transporte, paradesporto e turismo acessível, visando a mobilização e a conscientização da sociedade quanto ? necessidade de consolidar políticas públicas que contemplem os direitos das pessoas com deficiência.
Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, autoridades municipais, gestores públicos, entidades, pessoas com deficiência, familiares e representantes da sociedade civil integram o público alvo da ação que também é aberta a todos os interessados.
O evento abordará temas como Transporte, Trabalho e Renda, Moda Inclusiva, Ações e Programas Prioritários da Secretaria, Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência. De acordo com dados do IBGE, no Brasil, cerca de 18% da população total apresentam algum tipo de deficiência. São pessoas com ao menos alguma dificuldade de enxergar, ouvir, locomover-se ou algum tipo de deficiência física ou mental.
Participarão da 3ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania técnicos especialistas, consultores da UVESP, advogados especializados em projeto de leis e representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que debaterão com vereadores, prefeitos, secretários e pessoas com deficiência, todos os direitos desse segmento social, assim como os programas da Pasta em São Paulo.
Segundo o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, a construção da cidadania para essas pessoas passa necessariamente por um olhar mais crítico do Educador, do Empregador e das autoridades públicas. Colocá-los em convivência harmoniosa com todos é uma forma de respeitar os direitos das pessoas com deficiências, que são garantidos pela Constituição, afirmou Misiara.
A doutora Linamara Rizzo Battistella, secretária da Pasta paulista que é modelo nacional, diz que o grande objetivo do Governo do Estado é garantir o acesso desse público a todos os bens, serviços e produtos oferecidos pela sociedade.
O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, que irá recepcionar as autoridades revela que a participação de todos em busca de um bem comum fará com que as pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados.
Foto: Divulgação
Compartilhe esta notícia