Botucatu inicia teste de proibição de estacionamento em trechos da Vital Brasil e Costa Leite

Cidade
Botucatu inicia teste de proibição de estacionamento em trechos da Vital Brasil e Costa Leite 23 fevereiro 2026

A ação faz parte das medidas para reorganizar o trânsito no entorno da região central e melhorar o fluxo de veículos.

Costa Leite, na região escolar, está dentro do período de testes (Foto: Acontece Botucatu)

A Prefeitura de Botucatu começou nesta segunda-feira (23) um teste de proibição de estacionamento em dois importantes corredores viários da cidade.

A restrição é aplicada nos seguintes trechos e da seguinte forma:

-Avenida Dr. Vital Brasil: entre o cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco até a Rua Capitão Tito, no sentido Brasil-Japão/Rodoviária – proibido estacionar apenas do lado direito da via.

-Rua Dr. Costa Leite: entre a Rua Velho Cardoso e a Rua José Dal Farra – proibido estacionar apenas no lado esquerdo da via.

Segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran), a iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, especialmente em vias com alto fluxo de veículos e recorrentes pontos de lentidão, principalmente nos horários de pico.

Atualmente, o estacionamento ao longo desses trechos reduz a capacidade de circulação, provoca retenções, manobras arriscadas e formação de filas. Com a proibição, a expectativa é garantir maior fluidez, reduzir conflitos viários e proporcionar deslocamentos mais rápidos e seguros tanto para motoristas quanto para pedestres.

Período de teste

Acontece Botucatu

A medida terá caráter experimental por 14 dias. Durante esse período, a sinalização será temporária e agentes de trânsito estarão presentes para orientar condutores e acompanhar a adaptação à nova dinâmica viária.

A Semutran informou que irá monitorar constantemente indicadores como tempo de viagem, fluxo de veículos e segurança. Com base nos resultados, poderá haver manutenção da medida, ajustes, ampliação ou redução das áreas sinalizadas.

A Prefeitura orienta que motoristas e motociclistas fiquem atentos à nova sinalização e utilizem vias paralelas para estacionamento.

Mais informações

Semutran

📞 156

📞 (14) 3811-1577 / (14) 3811-1578

📧 [email protected]

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Dr Areia
Oferecimento