Botucatu e municípios da região são inseridos na ‘Rota do Queijo Paulista’

Geral
Botucatu e municípios da região são inseridos na ‘Rota do Queijo Paulista’ 09 novembro 2025

O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (30), durante o Mesa SP, as Rotas do Queijo de São Paulo, iniciativa intersecretarial para incentivar a produção artesanal de queijos, conectando produtores, turistas e consumidores em experiências que unem gastronomia, cultura e turismo rural. Botucatu e os municípios vizinhos de Anhembi, Bofete, Pardinho, e Torrinha foram inseridas na rota.

Nos últimos anos os produtos fabricados na região do Polo Cuesta destacam-se pela qualidade. Queijos produzidos em Pardinho e Bofete, por exemplo, já foram premiados entre os melhores do mundo recentemente.

A ação paulista reúne queijarias localizadas por todo o estado, organizadas em oito rotas temáticas. O projeto, coordenado pela Casa Civil, contou com as contribuições das secretarias de Estado de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economias Criativas, Desenvolvimento Econômico e do Invest SP.

“Com as Rotas do Queijo de São Paulo, prestigiamos essa cultura artesanal de grande potencial para alavancar o turismo rural e, consequentemente, trazer mais progresso para as economias que fazem parte dessas rotas. Nossos queijos já começam a receber reconhecimento em outras regiões do Brasil e internacionalmente e o papel do Governo do Estado é incentivar esse mercado”, destacou o vice-governador Felicio Ramuth.

As Rotas do Queijo de São Paulo reúnem 102 propriedades em 77 municípios (Jacareí participa com uma propriedade e com uma experiência), distribuídos nas Rotas das Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Bandeirantes; Alta Paulista; e Sudoeste Paulista. A ação integra fazendas, queijarias e destinos turísticos e inclui ainda 17 experiências e destinos queijeiros. Veja detalhes no site oficial.

A exemplo das Rotas do Vinho e do Café, lançadas em agosto de 2024 e em abril deste ano, respectivamente, a expectativa com o lançamento das Rotas do Queijo é fortalecer os produtores artesanais. “As Rotas do Queijo vão estimular o empreendedorismo local e fomentar toda a cadeia produtiva, gerando mais emprego e renda para os municípios. Este é um dos nossos objetivos para alavancar a economia regional”, afirmou Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

O estado de São Paulo se tornou um dos maiores celeiros de produtores de queijos artesanais do país, alcançando reconhecimento internacional — como na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o popular Mundial de Queijos da França, competição que reuniu representantes de 26 países e mais de 1.900 variedades. Quatro dos dez queijos que levaram a medalha de ouro são do estado.

Típico do campo e das zonas rurais de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo pesquisa do Sebrae. A gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

“São Paulo cresce no turismo e é referência quando o assunto é gastronomia e turismo rural. Os nossos queijos estão entre os melhores do mundo, atraindo visitantes de todas as partes do país e do mundo para vivenciar processos de produção, experiências no campo, mostras e degustações, eventos e vivências turísticas das mais diversas, que incrementam a economia e valorizam a produção e a cultura local”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Municípios participantes:

  • Alta Paulista: Adamantina, Marília, Paraguaçu Paulista, Queiroz e Salto Grande;
  • Bandeirantes: Boituva, Cabreúva, Campinas, Itu, Itupeva, Jundiaí, Nova Odessa, Porto Feliz e Tatuí;
  • Cuesta, Itaqueri e Tietê: Anhembi, Bofete, Botucatu, Ibitinga, Ipeúna, Pardinho, Piracicaba, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e Torrinha;
  • Mantiqueira e Vale do Paraíba: Areias, Caçapava, Cunha, Guaratinguetá, Itaberá, Jacareí, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Queluz, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí e São Luiz do Paraitinga;
  • Mogiana Paulista: Cássia dos Coqueiros, Pedregulho, Jaboticabal, Jardinópolis, Santa Cruz da Esperança
  • Nascentes, Águas e Serras Paulistas: Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Caconde, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Joanópolis, Pedra Bela, Serra Negra, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Santa Isabel.
  • Noroeste Paulista: Alto Alegre, Catanduva, Fernandópolis, Marinópolis, Nova Castilho, Olímpia e Urupês.
  • Sudoeste Paulista: Avaré, Ibiúna, Itapetininga, Itararé, Pilar do Sul e Sarapuí.
  • Destinos e experiências queijeiras: Angatuba, Araçatuba, Bauru, Jacareí, Itapira, Lorena, Pariquera-Açu, Pirassununga, Porangaba, São Miguel Arcanjo e São Paulo.
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Cursos livres
Oferecimento