Botucatu Biocultural integra artesanato têxtil com o Turismo local

Geral
Botucatu Biocultural integra artesanato têxtil com o Turismo local 04 setembro 2023

O objetivo é a criação de protótipos de mesa com identidade local, que serão exibidos na Casa do Artesão para comercialização

Botucatu se prepara para um novo capítulo na sua história de integração entre criatividade e turismo. A Secretaria Adjunta de Turismo, em parceria com a Ong Instituto Botucatu e a empresa Straat, lançou o projeto “Botucatu Biocultural”, que une as riquezas do artesanato têxtil à vitalidade do setor turístico local.

A perspectiva da Economia Criativa serviu como base para a criação deste projeto pioneiro que busca estabelecer uma ponte entre o artesanato têxtil e o turismo, realçando as características únicas e a identidade da cidade. O projeto enfatiza a colaboração com grupos de produção artesanal têxtil, representados por associações de artesãs e especialistas em bordado de Botucatu.

O Botucatu Biocultural redefine o artesanato sustentável, integrando diretrizes e critérios ancorados nos princípios de sustentabilidade. O projeto também abrange temas que refletem a identidade local e o meio ambiente, gerando ícones visuais inspirados na fauna, flora e paisagens regionais.

As atividades incluem oficinas de capacitação que englobam técnicas de costura e bordado, além de promover a cultura do coletivo, cooperação e organização dos processos de produção. Estão programados oito encontros semanais na sede da Casa do Artesão de Botucatu.

O objetivo é a criação de protótipos de mesa com identidade local, que serão exibidos na Casa do Artesão para comercialização. Cada artesã terá a oportunidade de confeccionar um mostruário de técnicas de bordado desenvolvidas nas oficinas, bem como autonomia para produzir as peças criadas. Também receberão uma lista de fornecedores de tecidos sustentáveis e contatos de lojistas focados no artesanato sustentável.

A equipe técnica é composta por pela professora Ofélia Lott, a designer gráfico e fotógrafa Cris Aoki e a designer social Silvia Sasaoka, coordenadora do projeto, que possui vasta experiência em desenvolvimento comunitário junto a artesãs e artesãos de diversos estados do Brasil.

O projeto “Botucatu Biocultural” envolve um grupo de 25 bordadeiras e costureiras. O trabalho é uma realização da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo, e conta com o apoio da Ong Instituto Botucatu e da empresa proponente Straat de Botucatu.

A secretária adjunta de Turismo, Roberta Sogayar, destaca que a iniciativa promete ampliar os horizontes do artesanato local, inserindo-o de forma harmoniosa no circuito turístico da cidade, além de contribuir para a preservação das tradições culturais e o fomento da economia criativa de Botucatu.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento