
O Corpo de Bombeiros de Botucatu resgatou na manhã desta terça-feira, dia 01, um tamanduá- bandeira, que estava em um imóvel abandonado. O resgate ocorreu próximo ao condomínio Cachoeirinha, região da Cohab 2.
Foi verificado o bom estado estado de saúde do animal e ele foi solto na natureza, em uma região de mata existente no local. Participaram da ação os Bombeiros Sargento Wilson e Cabo Corvino.
O animal
O tamanduá-bandeira, também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante e urso-formigueiro-gigante, é um mamífero xenartro da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul. É a maior das quatro espécies de tamanduás e, junto com as preguiças, está incluído na ordem Pilosa.
Tem hábito predominantemente terrestre, diferente de seus parentes próximos, o tamanduá-mirim e o tamanduaí, que são arborícolas. O animal mede entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesa até 41 kg.
É encontrado em diversos tipos de ambientes, desde savanas a florestas. Prefere forragear em ambientes abertos, mas utiliza florestas e áreas mais úmidas para descansar e regular a temperatura corporal. O tamanduá-bandeira é listado como “vulnerável” pela IUCN.
Compartilhe esta notícia