Bombeiros mirins concluem curso e recebem certificado

Geral
Bombeiros mirins concluem curso e recebem certificado 26 junho 2010

Na manhã deste sábado o Grupamento do Corpo de Bombeiros de Botucatu realizou um cerimonial, onde 39 crianças de ambos os sexos, com idade compreendida entre 9 a 13 anos, receberam o certificado de bombeiros mirins, depois de passarem por um estágio de dois meses de aprendizado sobre normas de segurança, primeiros socorros, cidadania e civismo. Um bom número de pessoas prestigiou o evento.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Botucatu, tenente Winckler, salientou que o evento de formatura do curso de bombeiro mirim vem sendo realizado desde 1990. O curso é realizado aos sábados das 9 ? s 12 horas, onde as crianças inscritas, obedecendo alguns critérios como a necessidade de estarem com uma boa regularidade escolar, passam por um aprendizado.

{bimg:5948:alt=interna1:bimg}

“Para ser bombeiro mirim não necessita que o aluno esteja em uma escola específica. A gente procura mesclar e conhecer a situação de cada aluno na escola, antes de iniciar o aprendizado. Não são raras ? s vezes em que nós ligamos para os professores para que eles nos forneçam dados sobre os alunos”, comentou Winckler.

Ele enfoca que o curso é baseado na prevenção de acidentes caseiros (do lar) que acontece regularmente com crianças. Os alunos também recebem curso sobre prevenção e combate a incêndio. Elas saem do curso com uma noção boa para atuar em casos emergenciais. “Além disso, são ministrados cursos de primeiros socorros e como atuar, por exemplo, em uma parada respiratória, afogamento e controle de uma hemorragia”, enumera o tenente.

Na verdade, prossegue o comandante, essas crianças passam a ser multiplicadores na própria residência e na escola. “Elas podem passar esses conhecimentos que adquiriram no curso aos demais colegas da escola, da rua onde moram ou aos próprios familiares. Então, as crianças saem do curso com uma base muito boa para agir em casos emergenciais, além de estarem aptos para ensinar normas básicas de prevenção”, observou o comandante. “Agora vamos procurar formar um novo grupo”, acrescenta Winckler.

Para mostrar um pouco do que aprenderam no curso ? s pessoas que prestigiaram o evento, os bombeiros mirins mostraram, na prática, como agir em caso de acidentes caseiros com botijão de gás, manusear corretamente o extintor de incêndio e agir para atender a uma vítima com parada cardiorrespiratória.

{n}Comandante regional{/n}

Também esteve presente no cerimonial de entrega dos certificados, o tenente coronel José Guerxis de Aguiar, que já esteve ? frente grupamento de Botucatu e hoje é comandante geral da regional do Corpo de Bombeiros, sediada na cidade de Bauru e que agrega 43 municípios.

{bimg:5949:alt=interna2:bimg}

“É sempre uma satisfação estar presente em solenidade como esta, pois as crianças que completam o curso levam para casa uma base muito boa de como atuar em situações emergenciais e com isso, evitar acidente. Em casos específicos podem até salvar vidas”, coloca Guerxis de Aguiar.

“Também levam o lema do Corpo de Bombeiros que é não medir esforços para ajudar seus semelhantes. No seu dia a dia o bombeiro arrisca a própria vida para salvar a vida do seu semelhante”, completou o comandante.

Fotos: Quico Cuter

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento