Para homenagear as doadoras que contribuíram com o BLH em 2024, no mês de dezembro, foram entregues singelas lembranças durante a última visita domiciliar do ano.
Trazer gotas de amor que alimentam sonhos. Esta é a grande missão do Banco de Leite Humano, pertencente à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) que, ao longo de 2024, atendeu mais de 500 bebês internados na UTI Neonatal, graças ao gesto de amor de 150 doadoras de Botucatu e de cidades vizinhas.
Durante o ano, foram realizadas 750 visitas domiciliares, 150 atendimentos em grupo e quase 4 mil individuais. A nutricionista e responsável técnica do BLH, Angélica Almeida, relata que houve uma diminuição da quantidade de doações, em relação a 2023, e um aumento de internações, propiciando mais pedidos de leite humano pasteurizado pela UTI Neonatal.
“As doações de leite humano são essenciais para a recuperação e desenvolvimento dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal, pois este alimento é fundamental para a sobrevivência dos bebês prematuros e de baixo peso”.
Angélica comenta ainda que, nos períodos de férias escolares, há geralmente uma redução no volume das doações, devido às viagens e compromissos familiares, e convida as mulheres que estão amamentando para se tornarem doadoras ainda neste mês de janeiro, contribuindo para a salvação de vidas.
“Esperamos que, em 2025, tenhamos mais mães doadoras para, assim, poder suprir as demandas da Unidade Neonatal e manter essa corrente de amor e generosidade. Quem doa leite, doa amor em forma de alimento, e isso faz toda a diferença para quem mais precisa”.
Para homenagear as doadoras que contribuíram com o BLH em 2024, no mês de dezembro, foram entregues singelas lembranças durante a última visita domiciliar do ano. Durante os 366 dias de 2024, não foram apenas doações de leite materno que chegaram ao BLH: além de mimos para as doadoras, frascos de vidro e almofadas de amamentação impermeável também foram destinados ao setor, a partir de vários parceiros.
“Agradecemos imensamente a todos que nos ajudam com doações e divulgando a causa, além dos municípios vizinhos que fazem a coleta dos frascos de leite nas casas das doadoras e trazem para cá”, encerra Angélica.
Serviço
O BLH precisa constantemente de doações de leite materno, mas a necessidade é ampliada no período de férias escolares, época em que, historicamente, diminui a quantidade de leite coletado.
A doação pode ser feita por mulheres que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas ou façam uso excessivo de álcool. Todos os aparatos para coleta do leite (máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com explicações sobre o procedimento) são fornecidos pelo HCFMB e a coleta é feita a domicílio.
O Banco de Leite Humano do HCFMB está localizado no câmpus da Unesp, em Rubião Júnior, e também no Hospital Estadual Botucatu (HEBo). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3811-6410, (14) 3811-2762 e pelo celular (14) 99799 8289.
Compartilhe esta notícia