Neste primeiro mês de 2024, houve um número elevado de internações e, consequentemente, de pedidos de leite humano pasteurizado pela UTI Neonatal
Com a proximidade do período de Carnaval e para manter os estoques em níveis estáveis, o Banco de Leite Humano (BLH), pertencente à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética (GTND) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), precisa de doações de leite materno.
De acordo com a médica responsável pelo BLH do HCFMB, Dr.ª Simone Manso de Carvalho Pelícia, neste primeiro mês de 2024, houve um número elevado de internações e, consequentemente, de pedidos de leite humano pasteurizado pela UTI Neonatal, acarretando em uma maior rotatividade nos estoques.
“As doadoras possuem o importante papel de ajudar as mães que não conseguem oferecer leite suficiente aos seus bebês, trazendo amor em forma de alimento”.
A Gerente Técnica de Nutrição e Dietética do HCFMB, Marina Nogueira Berbel Bufarah, agradece a todas as doadoras por este gesto de amor. “Cada doação é fundamental e necessária aos bebês de nosso Hospital em qualquer dia do ano e, por isso, é sempre importante destacar e divulgar a importância do leite materno”.
Como doar?
Para realizar a doação, a lactante precisa estar amamentando e ter leite em excedente, estar em boas condições de saúde, não ser usuária de droga nem fumante, não usar álcool e medicamentos contraindicados para amamentação, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos seis meses e não estar com sintomas gripais.
O leite humano é rico em nutrientes importantes para os pequenos pacientes, principalmente aos prematuros, aos recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada. Antes de ser distribuído aos bebês, o leite doado passa por um processo rigoroso de qualidade.
Quem tiver interesse em colaborar com o BLH do HCFMB, é necessário entrar em contato pelos telefones (14) 3811-6410, (14) 3811-2828 ou (14) 99799 8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação. Semanalmente, é realizada uma visita domiciliar para retirada do leite na residência da doadora.
Compartilhe esta notícia