
O Banco de Alimentos “Lourdes Peduti Soares Batista” ultrapassou a marca das 100 toneladas de alimentos arrecadadas em Botucatu. Criado no mês de dezembro de 2015, através de uma parceria entre o Instituto J. Augusto e a Prefeitura Municipal de Botucatu, o Banco auxilia 38 entidades de assistência social na Cidade e alcançou os 104.558 kg arrecadados na última semana.
Alimentos como frutas, legumes, verduras e cereais que se apresentam fora do padrão comercial, mas ainda estão em boas condições para o consumo, são destinados ao Banco por mais de 20 colaboradores entre mercados, quitandas e produtores rurais. Lá, passam por processos de seleção, higienização e preparo, antes de serem embalados a vácuo e distribuídos gratuitamente às instituições.
Cerca de 80% do que chega ao Banco de Alimentos é aproveitado para a alimentação. O restante vira compostagem e serve como adubo para as hortas do mesmo, que também fornecem hortaliças e verduras para as entidades.
A secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Silvia Fumes Carvalho, fala da importância do Banco para a assistência social exercida pelo Município.
“Mais do que aproveitar os alimentos, o Banco de Alimentos colabora com a economia nos gastos das entidades e também no oferecimento de alimentos mais saudáveis às crianças e adolescentes, com produtos naturais sem qualquer tipo de industrialização. Mesmo a população e os nossos empresários vivendo um processo inicial de mudança da cultura no quesito doação e aproveitamento de alimentos, podemos avaliar que o trabalho está sendo realizado com muito sucesso”, comemora.
Previsão otimista para 2017
Para este ano, a intenção do Banco de Alimentos é melhorar ainda mais a arrecadação e o aproveitamento dos alimentos doados. Cayo Estevão, gerente do Banco de Alimentos em Botucatu, comemora a marca alcançada e projeta novas metas para o ano de 2017.
“Ficamos muito felizes em ver o Banco crescendo a cada dia e alcançando essa importante marca. Reaproveitar o que iria para o lixo, mesmo estando em boas condições para ser consumido e poder ajudar entidades de assistência social é muito gratificante. Esperamos neste ano chegar a 160 toneladas. Estamos trabalhando para isso, prospectando novos colaboradores”, afirma.
Como colaborar?
Se você é empresário ou produtor no ramo da alimentação, e tem o interesse de ajudar o Banco de Alimentos, entre em contato com a instituição e conheça as regras.
Serviço:
Banco de Alimentos de Botucatu
Avenida Paula Vieira, 704 – Vila Jahu
Tel.: (14) 3813 9313
Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social
Tel.: (14) 3814-5181
Rua Velho Cardoso, 338 – Centro
Compartilhe esta notícia