

Às vezes alguns alimentos não estão em condições ideais para serem vendidos por estarem um pouco mais maduros ou amassados. Entretanto, eles continuam perfeitos para serem consumidos. Em Botucatu (SP), esses produtos vão Banco de Alimentos, que recebe diariamente quilos e mais quilos de frutas, legumes, e verduras que são reaproveitados por entidades da cidade.
De acordo com a nutricionista, Mariele Coral, alguns produtos não perdem o valor nutricional e podem até ser usados, mesmo que não estejam visivelmente bonitos. “Aquele alimento que ainda tem um valor nutricional, como uma cenoura que está quebrada e que no supermercado ou estabelecimento não vai ser vendido é doado para a gente. Aqui fazemos uma higienização do alimento e conseguimos repassar para as instituições”, explica.
Os alimentos que chegam até o Banco de Alimentos são doados por mercados, quitandas, padarias e restaurantes. Um supermercado da cidade, por exemplo, doa diariamente cerca de 100 quilos de alimentos. São legumes, frutas e verduras que antes iam para o lixo e que agora tem outra destinação. E são os próprios funcionários da ONG que vão buscas as doações.
Na sequência os produtos são separados, higienizados e embalados. E depois disso, eles são doados para 40 instituições da cidade que fazem parte do projeto. A ‘Vila dos Meninos’, que atende quase 150 crianças no turno inverso ao da escola, é uma das instituições beneficiadas. O projeto ganha um reforço na cozinha, todos os dias. “Se todas as cidades tivessem projetos como esse para colaborar com as instituições, pela despesa com alimentos seria menor, esse dinheiro poderia ser investido em outras atividades”, explica a assistente social, Nilza Garavello.
Segundo o coordenador do Banco de Alimento de Botucatu, Cayo Augusto Estevão, a expectativa é que a quantidade de alimentos doados aumente. “Começamos arrecadando seis toneladas, depois aumentados para dez. No fim de 2016 conseguimos arrecadar 64 toneladas. E para 2017 estamos prevendo o dobro”.
Os interessados em ajudar o Banco de Alimentos de Botucatu, podem entrar em contato pelo telefone (14) 3813-9313.
Compartilhe esta notícia