Avionics recebe aprovação da Defesa para VANT Caçador como Produto Estratégico de Defesa

Avionics Services SA e a Israel Aeroespace Industries (IAI), divulgaram a informação de que o Ministério da Defesa do Brasil reconheceu o ARP Caçador, que teve sua nacionalização feita em sua unidade industrial em Botucatu, como a primeira Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) a receber a aprovação do Ministério, enquadrado como Produto Estratégico de Defesa.

“O protótipo em nossa base localizada em Botucatu (SP), aeródromo SDBK, fez com sucesso vários voos de teste, depois de cumprir todos os regulamentos e obter todas as aprovações e permissões de voo exigidas pelas Autoridades Governamentais Brasileiras”, divulgou a Avionics.

Agora o avião não tripulado, mas controlado por um complexo sistema de controle via satélite, vai ser apresentado na “LAAD Defence & Security”, feira internacional a ser realizada entre os dias 4 e 7 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro.

Em Fevereiro, no dia primeiro o diretor da Avionics João Batista Vernini esteve reunido com o diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, apresentando os resultados positivos da fase de testes da aeronave.

O ‘avião’ ARP Caçador é uma versão brasileira do ‘UAV Heron-1’, desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI). O Caçador, como produto, está de acordo com os requisitos de DCN (Declaração de Conteúdo Nacional). A versão israelense é usada em mais de 20 países.

“A aprovação do ARP “Caçador” como PED (Produto Estratégico de Defesa) demonstra a competência e capacidade da Avionics Services na implantação de tecnologias de ponta e na liderança nos mercados de ARP (UAVs) da América Latina e Brasil, com o suporte constante da equipe da IAI”, comentou a Avionics.

O “Caçador”, oferece sistemas estratégicos para clientes em Civis e Militares, garantindo suporte local e resposta imediata aos clientes nessas regiões.

CAÇADOR VOA A 30 MIL PÉS E TEM RAIO DE AÇÃO DE 1000 km

Dentre as características, o Caçador é um VANT de média altitude e longa duração, capaz de voar mais de 40 horas, a uma altitude de até 30.000 pés e Raio de ação de 1000km.

O peso máximo de decolagem do VANT é de 1.270kg, que lhe permite transportar múltiplas cargas úteis simultaneamente a fim de executar uma variedade de missões.

Além disso, o Caçador inclui um canal de comunicação por satélite em banda larga para permitir que um raio de ação de mais de 1.000 km de sua estação de comando e controle – uma capacidade de grande valor, especialmente em países extensos como o Brasil.

PARCERIA AVIONICS E IAI COMEÇOU HÁ TRES ANOS

Um dos grandes sonhos dos acionistas da Avionics era ter uma linha de desenvolvimento em Botucatu, fato que começou a se cristalizar há cerca de 4 anos.

A empresa foi fundada por dois botucatuenses há cerca de 21 anos e desde então tem atuado na especialização, desenvolvimento, certificação e integração de qualquer Sistema de Aviônicos, sistemas diversos bem como equipamentos de defesa.

A Companhia oferece soluções para equipamentos e sistemas de aniônica para aeronaves de asas fixas e rotativas, bem como simuladores.

A Avionics Services é certificada pela ANAC, Exército Brasileiro, Força Aérea e Marinha. Detém certificação ISO-9001, NBR 15100 / AS9100 e é definida como uma EED -Empresa Estratégica de Defesa. (Com assessoria de imprensa)

Fonte: Botucatu Online – Haroldo Amaral