Participaram cerca de 100 estudantes de nove escolas públicas das cidades de Botucatu, São José dos Campos, Taubaté e Gavião Peixoto
O campeonato de miniplanadores do Instituto Embraer reuniu neste sábado (8) cerca de 100 estudantes de nove escolas públicas das cidades de São José dos Campos, Taubaté, Botucatu e Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. De maneira lúdica, a iniciativa insere os jovens no fascinante universo da aviação por meio do aprendizado de suas premissas básicas.
Com apoio da Eve Air Mobility pelo segundo ano consecutivo, a competição testou conhecimentos dos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental sobre princípios de voo aplicados em projetos de miniplanadores. No evento, as aeronaves são lançadas de uma plataforma de cinco metros de altura e devem voar a maior distância possível. A duração do voo também conta pontos, além do design e da inovação dos projetos.
“Ver jovens aprendendo ciência e tecnologia, por meio de conceitos da aviação, de forma leve e divertida, nos enche de alegria. Somos entusiastas de modelos educacionais que estimulam a experimentação e a criatividade, sem abrir mão da qualidade de ensino. O resultado é sempre ótimo: curiosidade e engajamento entre os alunos no planejamento de suas aeronaves, aliados à mobilização da comunidade escolar na torcida por seus melhores projetos”, diz André Tachard, diretor do Instituto Embraer.
Larissa Maraccini, Vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação e ESG da Eve, expressa seu entusiasmo pelo evento, que inclui pela primeira vez estudantes de Taubaté – cidade que será sede da futura fábrica de eVTOLs (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) da empresa: “Este campeonato é uma oportunidade incrível para inspirar os futuros profissionais do mercado de mobilidade aérea urbana, que irá transformar o modo como as pessoas se deslocam nos grandes centros. Estamos orgulhosos de poder proporcionar novamente essa experiência aos jovens junto ao Instituto Embraer e esperamos que isso os incentive a seguir carreiras na nossa indústria.”
Durante a competição, a Eve realizou interações com os estudantes para uma simulação de voo no eVTOL utilizando óculos de realidade virtual. Também marcaram presença no evento voluntários da Eve e da Embraer que apoiaram o desenvolvimento dos miniplanadores.
Compartilhe esta notícia