Prefeito João Cury Neto; secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme; juiz Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Maria Câmara Júnior; juiz Josias Martins de Almeida Júnior titular da 1ª Vara Criminal e da Vara da Infância e Juventude e diretor do Fórum da Comarca de Botucatu; presidente da Câmara Municipal de Botucatu, Reinaldo Mendonça Moreira; Promotor de Justiça, Eduardo José Daher Zacharias; secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Antonio Henrique Nicolosi Garcia; presidente da 25ª Subsecção da OAB/Botucatu, Samir Daher Zacharias; delegado seccional de Polícia Antônio Soares da Costa Neto, juiz titular da 3ª Vara, José Antônio Tedeschi, entre outras autoridades civis e da área judiciária, estiveram visitando as obras do novo prédio do Fórum de Botucatu, que está sendo construído na região do Jardim Santa Elisa.
Antes de visitar a obras essas autoridades estiverem acompanhando a assinatura do protocolo de intenções que repassa o imóvel do prédio do antigo Fórum, da Praça Rui Barbosa ao Poder Público de Botucatu, que está fechado desde 7 de julho de 2003, quando foi interditado sob alegação que sua estrutura física estaria comprometida e colocaria em risco a segurança dos frequentadores do local. Por causa disso, as varas foram desmembradas e passaram a funcionar em locais diferentes da cidade. Isso vem causando sérios transtornos ? população e aos funcionários forenses.
A obra do novo Fórum, orçada em R$ 14.570.327,09, está dentro do cronograma previsto e a intenção da empreiteira é a de entregar o prédio pronto no próximo aniversário da Cidade, em abril de 2011. O contrato de construção do novo Fórum foi assinado em março deste ano. O engenheiro Luiz Antônio Matheus, adianta que o trabalho segue o cronograma estabelecido com a colocação dos pilares e serviços de alvenaria.
O prefeito João Cury vem acompanhando passo a passo a construção do novo Fórum que segundo ele, contribuirá para o desenvolvimento da região do Jardim Santa Elisa. Nossa expectativa é entregar o novo Fórum para a população de Botucatu em abril e as obras estão dentro do prazo previsto. Não tenho dúvidas de que o Fórum induzirá o desenvolvimento daquela região da Cidade, garante.
Lembra o chefe do Executivo que a tecnologia estará presente no auxílio ? população que frequentar o novo Fórum. Ele será totalmente digitalizado e concentrará tudo em um único local, com o objetivo de prestar um serviço mais rápido para a população. Nós teremos um Fórum de primeiro mundo, prevê.
A intenção é que o novo Fórum abrigue a 1ª, 2ª, 3ª Varas Cíveis, a 1ª Vara Criminal, o Juizado de Pequenas Causas, os Cartórios Eleitoral, Executivo Fiscal, e Distribuição de Protocolo, que atendem a população em diferentes locais. As exceções ficam por conta da Vara do Trabalho e do Juizado Especial Federal, que possuem sede própria.
Também acompanha atentamente esse processo dessa construção, o juiz Josias Martins de Almeida Júnior, titular da 1ª Vara Criminal e da Vara da Infância e Juventude e diretor do Fórum da Comarca de Botucatu. Estamos ansiosos e contentes com essa construção, depois de anos de lutas de muitas pessoas junto ao governo do Estado para termos esse novo Fórum, de alta tecnologia e complexidade que, além das varas existentes, poderá abrigar outras duas Varas, frisa o magistrado.
Sobre a distribuição das Varas, o juiz/diretor relata que vai resolver essa questão junto com seus colegas magistrados. O prédio tem um modelo pré-definido e planejado, contando com as Varas e os respectivos cartórios, além dos outros departamentos forenses. Então, não acredito que teremos problemas na distribuição das Varas, mas pretendo desenvolver esse processo em consenso com meus colegas magistrados para que juntos definamos o lugar de cada um, observou o magistrado.
Fotos: David Devidé
Compartilhe esta notícia