Aumento do desemprego cria nova categoria de cartões: o cartão de crédito para negativado

Geral
Aumento do desemprego cria nova categoria de cartões: o cartão de crédito para negativado 10 novembro 2021
O que parecia impossível já é realidade, instituições de crédito oferecem cartão de crédito para negativado (Fonte: Mikhail Nilov/Pexels)

Por Fabiana Camilo

Parece algo lógico, basta você aumentar o número de pessoas que estão desempregadas para aumentar o número de devedores e consequentemente de pessoas que passam a ter restrição em seu nome no comércio. Esse nome “sujo” implica diretamente na economia do país.

Quando o desemprego é associado a inflação, o poder de compra fica ainda mais restrito e é nessas horas que a busca por opções de serviços de crédito ganha peso para suprir algumas necessidades básicas, como compras de mercado, por exemplo.

O cenário brasileiro hoje tem 70% das famílias endividadas, maior índice em mais de 10 anos. E sabendo disso, muitas instituições financeiras encontraram formas de atender esse público tão específico criando cartão de crédito para negativado e tornando ele uma alternativa viável para quem está nessa situação.

Esse dado é resultado da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que aponta que 12 milhões de famílias possuem algum tipo de dívida. E é fato que uma pessoa inadimplente tem mais dificuldade para contratar serviços bancários.

Isso porque, possuir dívidas já foi um indicativo muito relevante de que essa pessoa não consegue cumprir com seus compromissos financeiros e, portanto, seria um investimento de risco elevado, criando um score baixíssimo de confiabilidade.

Só que os tempos são outros, novas instituições chegaram no mercado financeiro e começaram a desenvolver algumas alternativas para oferecer crédito e poder ajudar a pessoa a sair da inadimplência. Um exemplo é o cartão de crédito para negativado.

Alguns bancos oferecem aos clientes taxas acessíveis, transparentes e cartão de crédito sem anuidade. E você deve estar se perguntando como isso acontece. Apesar de fazer uma consulta ao CPF do solicitante, o banco faz uma análise diferenciada e estabelece uma condição especial para a emissão do cartão de crédito.

Hoje existem 14 bancos que liberam cartão de crédito para negativado, sendo eles:

  1. Bradesco
  2. Santander
  3. Caixa Econômica Federal
  4. Banco do Brasil
  5. BMG Digital
  6. Banco Pan
  7. Banco Next
  8. C6 Bank
  9. Banco Neon
  10. Agibank
  11. Banco Inter
  12. Banco Original
  13. MercadoPago
  14. Associação Proteste

Você deve ter notado, algumas instituições são tradicionais e muito conhecidas no nosso país. Outras são fintechs, startups especializadas na oferta de serviços financeiros totalmente digitais e que tem ganhado cada vez mais espaço e adeptos por suas condições diferenciadas, sendo inclusive pioneiras nesta modalidade.

Devedores Podem Ter Acesso A Um Cartão De Crédito?

Ter acesso aos serviços de crédito possibilita que a pessoa conquiste maior poder de compra. Com organização e consciência, possuir um cartão de crédito pode ajudar você a sair da inadimplência. E para te ajudar a entender qual é o seu perfil, este artigo apresenta duas categorias que são importantes, a de cartão de crédito para negativados assalariados e cartão de crédito para negativado autônomo.

A diferença entre um cartão de crédito comum e o cartão de crédito para negativado está essencialmente no limite, pois aqueles que possuem dívida ativa, pode ter um limite menor. Mas ainda existe chance de aumentar conforme for usando.

Alguns possibilitam você de realizar compras a prazo e até de parcelar o valor. Ao final de cada mês você recebe uma fatura, referente aos valores gastos do limite, que deve ser paga na data de vencimento.

É fundamental que você demonstre interesse em sair da situação de inadimplência e isso significa usar o crédito de forma consciente e pagando a sua fatura em dia.

Uma dica importante: se você não tem controle dos seus gastos, isso pode se tornar perigoso ao solicitar um cartão de crédito para negativado.

Lembre-se que o crédito ajuda você a conquistar mais poder de compra e, assim, conseguir adquirir produtos e serviços essenciais. Ao mesmo tempo, se usado descontroladamente e para comprar sem necessidade, pode agravar ainda mais a sua situação.

Por isso, antes de pedir o cartão de crédito para negativado, você deve avaliar bem sua situação econômica. Avalie se não existem outras maneiras que podem ajudar você a sair da situação atual e, caso decida pedir o produto, use-o sempre com sabedoria e moderação.

Agora que você já entende como é possível ter um cartão de crédito para negativado, que existem 14 bancos que liberam cartão de crédito para negativado e que existem duas classificações: cartão de crédito para negativados assalariados e cartão de crédito para negativado autônomo, está pronto para tomar sua decisão.

Fonte CNC: Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) – Junho de 2021 (portaldocomercio.org.br)

▷ Bancos Liberam Cartão Para Negativado【ATUALIZADO EM 2021 】 (2segundosweb.com)

▷ Crédito Para Negativado Assalariado【ATUALIZADO EM 2021 】 (2segundosweb.com)

▷ Cartão Para Negativado Autônomo 【ATUALIZADO EM 2021 】 (2segundosweb.com)

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO