Assembleia discute possível greve na Unesp

Geral
Assembleia discute possível greve na Unesp 04 junho 2019

Servidores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) podem paralisar suas atividades em Botucatu. Outras cidades onde a Universidade mantém campi também farão essa discussão.

Uma assembleia do Sintunesp foi marcada para a tarde desta terça-feira, 04, para deliberar ou não pelo movimento. A reunião em Botucatu ocorrerá em Rubião Junior a partir das 14h30.

A paralisação poderá ter início na próxima quinta-feira, dia 06. O motivo é a insatisfação pela negativa na concessão do reajuste de 2,2%, proposto pelo Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo), mas não concedido pela Unesp, que afirmou que pagará em um outro momento.

Não houve o pagamento do mesmo pela Unesp e o Sindicato dos Trabalhadores da Unesp (Sintunesp) informa que não há perspectiva. O aumento oferecido pelo Cruesp foi definido em maio após rodadas de negociação envolvendo funcionários, sindicatos e Reitores das três Universidades públicas de São Paulo, Unesp, Unicamp e Usp.

Na Unesp este é o quarto ano consecutivo que o reajuste proposto fica abaixo da inflação – que para os últimos 12 meses é de 4,94%, segundo o IPCA. No ano passado, as universidades deram 1,5% de reajuste – a inflação do período era de 2,9%. Em 2017, todas tiveram reajuste zero.

O Fórum das Seis, entidade que representa os sindicatos de professores e funcionários das três universidades, diz que as perdas salariais dos últimos anos chegam a 15% e reivindica 8% de reajuste. Diante da proposta dos reitores, o Fórum decidiu pelo indicativo de greve. A adesão à paralisação será votada em cada um dos sindicatos.

Comunicado divulgado por diversos servidores nas redes sociais

Desde 2013, as instituições gastaram mais de 95% dos repasses que recebem do governo estadual – a cota fixa de 9,57% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal fonte de receita – com o pagamento de salário de servidores e aposentados. Mas, no ano passado, o gasto caiu para 90,02% e chegou a 89,75% no primeiro trimestre de 2019 – o menor comprometimento desde 2011.

Na última semana a Unesp disse que neste momento prioriza o pagamento do 13º salários de seus servidores. A assembleia desta tarde em Rubião Junior deve reunir representantes dos cursos nas duas unidades da Unesp em Botucatu.

Com informações do Estadão, Portal G1 e Acontece Botucatu

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento