
A partir desta sexta-feira, dia 12, centenas de detentos em todo o estado de São Paulo devem deixar os estabelecimentos prisionais, onde cumprem pena, para passar o Dia das Mães em casa. Teoricamente falando, trata-se de um ‘privilégio’ que é concedido aos detentos com bom comportamento, ou que estão cumprindo pena que cumprem sua pena em regime semiaberto.
Existem alguns critérios que muitas vezes não são cumpridos. Por exemplo, uma vez fora do estabelecimento prisional, o detento não pode permanecer nas ruas após as 19h. o retorno do indulto será na segunda-feira, dia 15, até às 14 horas.
Segundo a Polícia Militar, nesse período há um aumento dos crimes de todas as espécies. Segundo o Capitão Alexandre Cagliari, comandante da 1ª CIA de Polícia Militar, as forças de segurança estarão atentas e haverá reforço no policiamento.
“A população deverá redobrar cuidado com bolsas, celulares e objetos lembrando que o ladrão age atacando vítimas mais distraídas. Cabe a população atenção especial com as pessoas em atitude suspeitas nas regiões de grande movimentação e andando pelas ruas da cidade acionando a polícia quando for necessário. A polícia militar estará trabalhando 24 horas para garantir a segurança de todos”, disse Cagliari.
Caso o detento não retorne, ele é considerado foragido e se capturado, cumprirá sua pena em regime fechado. Segundo a SAP, Secretaria de Administração Penitenciária, esse benefício é concedido em até 7 oportunidades. Detentos voltam para o convívio do lar no Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Finados.
Compartilhe esta notícia