Apesar de estar pronta e em funcionamento há 1 ano, a Unesp decidiu inaugurar hoje a ponte que faz a ligação com a área histórica do Lageado
A Ponte existente na Fazenda Experimental Lageado foi reinaugurada oficialmente na manhã desta sexta-feira (01). A informação foi publicada no site do IBB/Unesp.
O detalhe é que a ponte já estava com trânsito liberado há pouco mais de um ano. O local ficou interditado durante três anos, após a passagem sobre o rio Lavapés ser destruída na chuva que devastou o município em fevereiro de 2020.
Na cerimônia de reinauguração estavam o prefeito de Botucatu, Mário Pardini e o reitor da Unesp, Pasqual Barretti. O evento também teve a presença de demais servidores e diretores da Universidade.
A ponte dá acesso ao local onde fica a área histórica da Fazenda Lageado. A obra só foi viabilizada através de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Botucatu e o Grupo Administrativo do Câmpus da Unesp (GAC).
O valor investido na obra foi de R$ 954.419,85. De acordo com a Prefeitura de Botucatu o tabuleiro da ponte estava preservado e o valor maior da obra ficou em torno do muro ala e gabião.
A Ponte do Lageado é uma importante ligação dentro do Campus da Unesp, levando até a área histórica e rodovia Alcides Soares. Sem ela, estudantes e servidores se arriscaram durante três anos em passagens pelo rio Lavapés, que cruza o local.
A ponte é de responsabilidade da Unesp, que encontrou dificuldades orçamentárias nos últimos anos. Por esse motivo, essa foi a última a ser reconstruída em Botucatu após a fatídica chuva de 2020. Apenas em outubro de 2021 o projeto de reconstrução foi colocado em prática.
A Fazenda Lageado pertence à Unesp (Universidade Estadual Paulista) e desde a chuva que devastou a cidade em meados de fevereiro de 2020, o acesso da área histórica ficou restrito. A pandemia reforçou a ação da Universidade que deixou o local longe do alcance popular.
Relembre
Após um ano com tráfego liberado, ponte do Lageado é oficialmente reinauguradaCompartilhe esta notícia