Após intervenção do Ministério Público, Duratex irá reintegrar parte de funcionários demitidos em janeiro

Geral
Após intervenção do Ministério Público, Duratex irá reintegrar parte de funcionários demitidos em janeiro 07 fevereiro 2017

 

O Ministério Público do Trabalho, com sede em Bauru, mandou a empresa Duratex recontratar os mais de 100 trabalhadores demitidos no dia 19 de janeiro. A ação do MPT se deu na última semana e de imediato a empresa com sede em Botucatu se posicionou dizendo que não teria condições financeiras de reintegrar todos os funcionários.

Para dirimir tal problema, foi realizada nesta segunda-feira, dia 06, uma espécie de ‘reunião de reconciliação’ entre empresa e Sindicato da Construção Civil, para que um consenso fosse alcançado na questão dos empregos. O encontro ocorreu na sede da Duratex.

Ficou estabelecido entre as partes que haverá reintegração de 8 funcionários que estão em via de aposentadoria e que foram desligados da empresa em janeiro. Também ficou acordado que a empresa fornecerá aos funcionários demitidos cesta básica por 3 meses.

Além disso, a Duratex bancará cursos profissionalizantes no Sebrae e irá inserir os demitidos em um programa que basicamente dá prioridade de contratação aos demitidos, caso a empresa necessite buscar mão de obra no futuro. A empresa ainda financiará um book curricular em uma agência, para que os demitidos tenham mais chances de inserção no mercado de trabalho.

“Não é o ideal, claro, não gostaríamos que houvesse nenhuma demissão. Mas conseguimos reverter a situação de funcionários que estavam em via de aposentadoria e necessitam desses meses restantes para conquistar o benefício, caso contrário teriam que procurar emprego para conseguir se aposentar. O ministério Público disse que se resolvêssemos essa situação aqui, ele acataria”, disse José Luiz Fernandes, diretor social do Sindicato da Construção Civil.

Empresa disse desconhecer situação

A reportagem tentou obter a versão da empresa sobre o caso. Mas, apesar do Acontece Botucatu ter acesso aos documentos, como pedido de reintegração dos funcionários por parte do Ministério Público e termo de acordo que mostra a participação da Duratex nas conversas, a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, disse estranhamente por e-mail que a informação não procedia.

Unidade em Botucatu

Ao todo são 709 funcionários empregados da Duratex em Botucatu. Ao demitir os mais de 100 funcionários em janeiro, a empresa alegou que o atual cenário da economia brasileira, foi determinante para a paralisação de uma das sete linhas de produção em Botucatu.

Em dezembro de 2015 a empresa demitiu 250 funcionários da unidade de Itapetininga, e outros 100 foram transferidos para Botucatu, os que não aceitaram a transferência foram demitidos. A crise econômica já teria sido o motivo para o corte.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento