Antigo Ceatox do IBB da Unesp passa a se chamar Ciatox

Geral
Antigo Ceatox do IBB da Unesp passa a se chamar Ciatox 13 maio 2024

Mudança na sigla do nome se deu para um alinhamento com o Ministério da Saúde

Centro de Assistência Toxicológica, laboratório vinculado ao Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp –  Câmpus de Botucatu, mudou a sigla do seu nome. A determinação veio do Ministério da Saúde, que visou alinhar as unidades de saúde de referência em Toxicologia Clínica no SUS, os Ciatoxs: Centros de Informação e Assistência Toxicológica.

Além disso, o IBB acatou a recomendação para seguir o padrão de harmonização dos demais Centros espalhados pelo Brasil, que também prestam serviços semelhantes. 

O Ciatox de Botucatu é responsável por inúmeras funções, como desenvolver atividades na área de Toxicologia, prestar assistência e serviços à comunidade, desenvolver e apoiar a pesquisa aplicada, participar da formação de profissionais na área e apoiar a Unesp na cidade no atendimento a pacientes intoxicados. 

A origem do Ciatox 

Criado na década de 70 no Departamento de Farmacologia, apenas em 1983 passou a integrar os grupos dos Centros de Informação Toxicológica do Estado de São Paulo e, desde então, não parou de se desenvolver. 

Ciatox participa da formação de profissionais qualificados em Toxicologia por meio de estágios, cursos de extensão universitária e especialização Lato Sensu em Toxicologia e eventos.  A área física contempla: Ambulatório de Toxicologia, Sala de plantão da Liga Acadêmica de Toxicologia, Secretaria, Laboratório de rotina Toxicológica, Laboratório de Mineralização de Amostras, Laboratório de Cromatografia a Gás, Laboratório de Cromatografia Líquida, Laboratório de Espectrofotometria de Absorção Atômica, Área de experimentação animal, Sala de reuniões e biblioteca, salas de aula e de estagiários.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento