A Eve, empresa da Embraer que está desenvolvendo um carro voador, entrou com o processo para obter o certificado de Tipo para o seu eVTOL (electric vertical take-off and landing, ou aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) junto a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Esse tipo de certificação só é emitida quando a o modelo se encontra de acordo com os requerimentos de aeronavegabilidade do país. Geralmente isso significa que o modelo está pronto, só esperando os certificados nacionais e internacionais para a produção em massa.
A Eve, empresa da Embraer que está desenvolvendo um carro voador, entrou com o processo para obter o certificado de Tipo para o seu eVTOL (electric vertical take-off and landing, ou aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) junto a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Esse tipo de certificação só é emitida quando a o modelo se encontra de acordo com os requerimentos de aeronavegabilidade do país. Geralmente isso significa que o modelo está pronto, só esperando os certificados nacionais e internacionais para a produção em massa.
“A formalização do processo de certificação do eVTOL é um passo importante para a continuidade das discussões que vêm sendo realizadas entre Eve e Anac em direção à certificação do veículo para mobilidade urbana”, aponta Luiz Felipe Valentini, diretor de tecnologia da Eve.
Se obtido, a Eve ainda precisará se aplicar para se certificar junto a outras autoridades aéreas estrangeiras. Para esta etapa, espera-se que a empresa conte com a ajuda da Anac.
A eVTOL da Eve se destina a realizar o transporte de passageiros de ponto da cidade a outro, se comparado a uma espécie de van ou táxi, e não a um carro de passageiro comum, que se destina de uma a cinco pessoas. A ideia é proporcionar uma viagem confortável e com baixa poluição sonora e de carbono.
“Do ponto de vista da regulação há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema”, diz Roberto Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da Anac.
No final do ano passado, a Eve e a empresa australiana Sydney Seaplanes firmaram uma parceria para iniciar operações de táxi aéreo elétrico utilizando o eVTOL da empresa brasileira na cidade de Sydney. Para isso já foram encomendadas 50 aeronaves, que começaram a ser entregues a partir de 2026.
Fonte: Yahoo Finanças
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