OSS Santa Casa de Assis assume a gestão do equipamento
Na última semana a Santa Casa de Assis, que desde 2012 é uma Organização Social de Saúde – OSS, assumiu a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades de Botucatu.
Este é o terceiro AME no Estado sob a gestão da OSS assisense, que venceu em fevereiro deste ano o chamamento público da Secretaria de Estado da Saúde.
A OSS Santa Casa de Assis já faz a gestão do AME de Assis desde 2013 e no período de 2017 a 2022 fez a gestão do AME de Ourinhos, iniciando agora a gestão da Unidade de Botucatu.
Para a Diretoria Executiva da Instituição, o gerenciamento eficiente, de qualidade e personalizado praticado na área hospitalar e no AME de Assis foi decisivo no avanço da gestão ambulatorial. Posteriormente, com a administração do AME Ourinhos, a Santa Casa de Assis efetivamente estabeleceu um padrão e consolidou sua expertise de gestão, visto que o contrato firmado com o Governo do Estado estabelece metas quantitativas e qualitativas. Dentre os resultados desse trabalho destacam-se os índices de aproveitamento de vagas e de absenteísmo, no qual os AMEs gerenciados figuram entre os 10 melhores do Estado.
Após assumir o AME de Botucatu, a OSS já iniciou a implantação do seu modelo de gestão em saúde, incluindo o cumprimento de 100% das metas de atendimento, estruturação de processos e desenvolvimento do potencial humano, valorização do Serviço de Atendimento ao Usuário –SAU/Ouvidoria como ferramenta de gestão e foco no paciente com informação, respeito e humanização.
Em sua proposta de gestão ambulatorial a Santa Casa de Assis ainda destaca a importância das ações do AME Botucatu aos objetivos do Departamento Regional de Saúde – DRS VI BAURU, assim como as necessidades dos municípios referenciados da região de Bauru e Jaú. Além do atendimento ao paciente, o AME Botucatu também irá colaborar com a rede da atenção básica, por meio dos projetos de matriciamento e humanização.
No início de maio está prevista na Unidade uma visita técnica da provedora da Santa Casa de Assis Profª Dra. Telma Goncalves Carneiro Spera de Andrade, Diretores e Conselheiros, acompanhadas da gerente de serviços ambulatoriais Andreia de Camargo Souza e demais gestores.
“Pretendemos levar nosso compromisso com um atendimento SUS de qualidade na gestão do Ambulatório de Botucatu, com respeito aos recursos públicos e promovendo à população a continuidade e a melhoria dos serviços de saúde já oferecidos. Neste processo, contamos com a dedicação dos funcionários e médicos, convidando-os a se unirem a OSS, neste grande desafio de gerenciar mais um AME, mostrando que juntos são mais fortes”, falou a Provedora Profª Dra. Telma.
Histórico
O despacho do Secretário de Saúde do Estado, declarando a Organização Hospitalar Assisense vencedora do Chamamento Público para gestão do Ambulatório Médico de Especialidades – AME Botucatu foi publicado no Diário Oficial em 09 de fevereiro deste ano. Para a transição de gestão a Secretaria compôs uma Comissão com profissionais indicados pela Organização gestora anterior e pela OSS Santa Casa de Assis.
O AME Botucatu foi inaugurado em 2018, sendo uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade em diagnóstico e orientação terapêutica para 20 especialidades médicas e seis não médicas. Enquanto Ambulatório Médico de Especialidades seu objetivo é garantir acesso a serviços de média complexidade para toda população, de maneira integral, rápida e com resolubilidade. São realizados na Unidade consultas médicas, não médicas, exames de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.
Para saber mais sobre a OSS e sua gestão ambulatorial acesse www.santacasadeassis.org.br.
Fonte: abordagem notícias
Compartilhe esta notícia