Alunos do Senac Botucatu promovem campanha para beneficiar estoques de sangue

Ana Gabriela de Souza Xavier, aluna do Técnico em Enfermagem do Senac Bauru participará da campanha e doação de sangue

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a doação de sangue e o estímulo desse hábito, os alunos do curso Técnico em Enfermagem, do Senac Botucatu, criaram a campanha Seu Sangue por uma Vida. A iniciativa, com a supervisão dos docentes, visa ampliar os estoques de bolsas de sangue do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Unesp, na cidade. Faz parte do projeto que integra as competências desenvolvidas ao longo do curso, e que coloca em prática os conhecimentos, habilidades e valores trabalhados em sala de aula.

Esse resultado mostra como é o jeito do Senac de educar, que se preocupa em formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento da comunidade onde atuam como especialistas. Permite ao aluno perceber como ele pode fazer diferença no meio social dependendo das suas práticas no mundo do trabalho.

No dia 28 de julho, a partir das 9 horas, os alunos pretendem sensibilizar a população sobre a escassez de sangue no Hemocentro por meio de uma passeata. Já no dia 30 de julho, acompanharão doadores em dois horários, às 9 e às 14 horas, até o Hemocentro para a realização da coleta de sangue.

Os alunos mobilizaram a campanha em parceria com o Hemocentro. “É muito gratificante ver a felicidade deles trabalhando unidos, confiantes e aproveitando os seus talentos para resolver as situações, organizando toda a ação para a concretização de um projeto como esse”, explica Ludimila Nogueira, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Botucatu.

Doação de sangue

Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos – os menores de idade, acima de 16 anos devem estar acompanhados de pessoa responsável, que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde, sem uso de medicação controlada, que não tenham feito tatuagens ou colocado piercings nos últimos 12 meses, não tenham feito cirurgia nos últimos seis meses e tomado vacinas no último mês. Os doadores devem estar bem alimentados.

Serviço:

Seu Sangue por uma Vida

Data: 30 de julho de 2018

Horário: segunda-feira, às 9 e às 14 horas

Senac Botucatu – Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Fonte: Assessoria Senac