Alunos da FMB e da FCA criam horta terapêutica no CAPS

Um projeto desenvolvido pelas estudantes do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), em parceria com estudantes do curso de graduação em engenharia florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas-Unesp (FCA), na disciplina Gerência em Enfermagem, resultou em uma horta que, segundo a professora Carmen Casquel Monti Juliani, “muito alegrou os pacientes e foi elogiada pela equipe de saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Espaço Vivo”.

Participaram do projeto os estudantes e alguns pacientes, com apoio da equipe de saúde. As estudantes de enfermagem Aline Tieme Uemura Paiva, Júlia Souza Acebal e Larissa Francine Soares contaram com a colaboração e parceria dos estudantes da engenharia florestal Paulo Roberto Ferro, Tatiana Tareto Tintino e Letícia Paiva de Miranda.

A professora Carmen C. M. Juliani e a enfermeira do CAPS Renata Gusmão, que acompanharam o desenvolvimento do projeto, ficaram muito satisfeitas com os resultados, pois além da confecção da horta propriamente dita, esta constituiu um espaço a ser inserido no projeto terapêutico singular dos pacientes que se interessaram pela atividade.

“Agradecemos a todos que direta ou indiretamente apoiaram esta realização, como a FMB, Secretaria Municipal do Verde, Caco Agrícola e aos funcionários do CAPS que se empenharam com os estudantes para o êxito do projeto”, concluiu professora Carmen.