Aluno do quarto ano de medicina conquista bolsa de estudo na Universidade de Oxford

Felipe José Santaella, 22 anos, é aluno do quarto ano de medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) e conquistou uma bolsa de estudo na Universidade de Oxford, uma das mais importantes instituições de ensino do Reino Unido.

Serão oito semanas de capacitação, entre os dias 9 de julho e 30 de agosto. “O estágio será realizado no Nuffield Department of Medicine, onde ficarei no Target Discovery Institute. Trabalharemos com câncer pseudo-hipóxicos, ou seja, canceres que estimulam vias de sinalização da hipóxia, sem que estejam de fato com baixos níveis de oxigênio. Ficarei com a Drª. Bishop e o professor sir Petter Ratcliffe, o qual foi premiado em 2016 pelo Albert Lasker”, explica Felipe.

A aquisição da bolsa se deu por um processo seletivo internacional com duas fases. Na primeira, foram avaliados o histórico acadêmico, como rendimento global, e o curriculum. Na segunda etapa, o aluno passou por uma entrevista, via Skype, com cinco principais pesquisadores da Universidade de Oxford com questionamentos sobre o interesse pela pesquisa e detalhes técnicos com relação ao trabalho em pauta a ser desenvolvido.

“Será uma grande oportunidade para aprender novas técnicas de laboratório, assim como honrar a minha Faculdade e o laboratório que faço parte em uma das mais tradicionais universidades do mundo”, conclui o discente da FMB.