
Nova função do programa do Governo Federal envia aviso ao ativar chip em aparelhos furtados ou roubados

Começa a valer nesta sexta-feira, 4 de abril, a nova funcionalidade do programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A atualização permite o envio de alertas por SMS e aplicativos de mensagem quando um aparelho roubado ou furtado for ativado com um novo chip.
A ideia é simples: se alguém tentar usar um celular que está registrado como roubado, o sistema vai emitir uma notificação pedindo que a pessoa vá até uma delegacia e devolva o aparelho. Caso isso não ocorra, a pessoa pode responder criminalmente, de acordo com investigação policial.
Além disso, o Governo Federal está testando o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, uma base de dados que permite verificar se um telefone foi roubado, furtado ou extraviado antes da compra. A consulta já está disponível no próprio aplicativo do Celular Seguro.
O programa foi lançado em dezembro de 2023 e já conta com mais de 2,6 milhões de usuários cadastrados. Ele está disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS), e permite bloquear celulares e aplicativos bancários em caso de roubo, furto ou perda.
Como se cadastrar no Celular Seguro
- Baixe o app Celular Seguro (Android ou iPhone)
- Acesse com a conta gov.br
- Clique em “Registrar telefone”
- Selecione “Cadastrar telefone”
- Insira os dados do celular (número, operadora, marca)
- Você também pode cadastrar pessoas de confiança para emitir alertas por você
- Clique em “Cadastrar”
Como emitir um alerta de roubo ou furto
- Acesse o app ou site Celular Seguro
- Clique em “Emitir alerta”
- Preencha os campos com data, horário e tipo de ocorrência (furto, roubo, perda)
- Escolha a opção Modo Recuperação, que bloqueia a linha e aplicativos financeiros, mas mantém o celular ativo
Como saber se um celular é roubado
- Acesse o app Celular Seguro
- Vá em “Celulares com Restrição”
- Digite o IMEI do aparelho (tecle *#06# no celular para descobrir o número)
A ação faz parte de um pacote do Governo para combater o roubo e a receptação de celulares no país. O próprio presidente Lula solicitou a implementação da notificação, inspirado em um modelo que já funciona no estado do Piauí. Além disso, o Ministério da Justiça propôs um projeto de lei que aumenta a pena para quem for pego com celular roubado, podendo chegar a 12 anos de prisão.
Compartilhe esta notícia