19 dezembro 2025
Modelo produzido na unidade da Embraer em Botucatu inicia expansão para novos mercados na América Latina.

A aeronave agrícola Ipanema 203, fabricada na unidade da Embraer em Botucatu, recebeu da Direção Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (DINAC) a certificação que autoriza o início de suas operações no país. A homologação representa um novo passo na expansão internacional do modelo, líder de vendas no Brasil, para mercados estratégicos da América Latina.
De acordo com a Embraer, a certificação abre caminho para a atuação do Ipanema no mercado paraguaio, que busca soluções com alta produtividade, eficiência operacional e foco em sustentabilidade no setor agrícola.“A certificação da DINAC é um marco importante na história de sucesso do Ipanema. Ela inicia a nossa expansão para mercados estratégicos que buscam alta produtividade, eficiência, baixo custo operacional e sustentabilidade no setor”, afirma Sany Onofre, líder da Aviação Agrícola na Embraer. “Estamos prontos para continuar oferecendo uma solução em pulverização de excelência e atender às necessidades dos futuros clientes de maneira simples e ágil”, completa.
Com a homologação, operadores e empresas aeroagrícolas do Paraguai passam a contar com mais uma opção de pulverização aérea. As aeronaves já estão prontas para iniciar o processo de exportação, com uma equipe dedicada ao atendimento dos novos clientes no país.
Produzido em Botucatu, o Ipanema soma mais de 1.700 unidades entregues e é reconhecido pelo baixo custo operacional e alta produtividade. O modelo apresenta eficiência equivalente à de quatro grandes pulverizadores terrestres operando simultaneamente. Movido a etanol, o Ipanema 203 pulveriza mais de 200 hectares por hora, garantindo aplicação uniforme, sem compactação do solo ou disseminação de pragas por contato, podendo gerar ganhos de até 15 sacas a mais por hectare no resultado final da lavoura.
Compartilhe esta notícia








