
Inscrições para o concurso da Aeronáutica ficarão abertas entre 6 e 26 de março. Podem concorrer candidatos de ambos os sexos com nível fundamental

Saiu o edital do concurso da Aeronáutica para admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Com ingresso previsto para janeiro de 2026, a corporação oferece 150 vagas.
As oportunidades são destinadas a candidatos de ambos os sexos com ensino fundamental. Em relação às cotas, a seleção prevê a reserva de 30 postos a negros.
Para concorrer, os interessados devem ter entre 15 e 18 anos (completados até 31 de dezembro de 2026). Além disso, é necessário ser solteiro e não possuir filhos ou dependentes.
Será possível se inscrever a partir de 6 de março, às 10h (de Brasília), até o dia 26 do mesmo mês, às 9h. O cadastro deve ser realizado pelo site www.fab.mil.br. O valor da taxa é de R$ 100.
Quem desejar obter isenção do pagamento deverá solicitá-la até o último dia do prazo para inscrição. Doadores de medula óssea e beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem requerer gratuidade.
Etapas
Marcadas para a manhã de 22 de junho, as provas serão compostas de questões de múltipla escolha (língua portuguesa, língua inglesa e matemática) e de uma redação. Haverá aplicação em 17 cidades:
- Belém (PA);
- Recife (PE);
- Natal (RN);
- Salvador (BA);
- Fortaleza (CE);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Belo Horizonte e Barbacena (MG);
- São Paulo e Pirassununga (SP);
- Campo Grande (MS);
- Curitiba (PR);
- Porto Alegre (RS);
- Brasília (DF);
- Manaus (AM);
- Boa Vista (RR);
- Porto Belho (RO).
As demais fases da seleção incluem: inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste físico, entre agosto e novembro deste ano. A data prevista para matrícula e início do curso é 10 de janeiro de 2026.
Início da carreira militar
Ministrado em Barbacena (MG), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), o curso tem duração de três anos, em regime de internato, e é equivalente ao ensino médio regular, abrangendo também instruções militares.
Fonte: JC Concursos
Compartilhe esta notícia