04 dezembro 2025
Botucatuense Ferdinando Lunardi é apontado pela imprensa nacional como um dos principais nomes cotados para assumir a presidência da Comissão de Valores Mobiliários. Ele teria a preferência do Ministro da Fazenda Fernando Haddad

O advogado botucatuense Ferdinando Lunardi passou a figurar entre os principais nomes cotados para assumir a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por regular o mercado de capitais no Brasil. O fato foi divulgado nesta quinta-feira (04) por diversos jornais como o Globo, Carta Capital, Brazil Journal e Valor Econômico.
Segundo as publicações, o nome de Lunardi ganhou força nos últimos dias e é visto com bons olhos pela equipe econômica do governo Lula, especialmente por seu perfil técnico e histórico de atuação ligado ao mercado financeiro. Ele é considerado uma escolha capaz de fortalecer a credibilidade da autarquia em um momento de recomposição do colegiado.
Lunardi tem formação em Direito pela USP, além de mestrado, doutorado e pós-graduação em Yale, nos Estados Unidos. Atuou na própria CVM entre 2011 e 2013, onde ocupou funções de coordenação. No setor privado, tornou-se referência em direito societário, litígios e reestruturações, sendo atualmente sócio do escritório E. Munhoz Advogados.
A indicação teria potencial para agradar tanto ao governo quanto a agentes do mercado, que buscam maior estabilidade regulatória. A CVM vive hoje um período de transição e conta com apenas três dos cinco cargos de diretoria preenchidos.
Se confirmado, Lunardi será o primeiro botucatuense a assumir o comando da principal entidade reguladora do mercado de capitais do país — posição estratégica para a segurança jurídica de investidores e empresas brasileiras.
Compartilhe esta notícia







