Servidores e estudantes estão aptos a votar pelo sistema e-voto até 23h59 de 3 de outubro
Começou nesta terça-feira, 1º de outubro, às 9h a votação dos integrantes da comunidade universitária no processo de consulta para indicação de reitor(a) e vice-reitor da Unesp, gestão 2025-2029. A votação ocorre pelo sistema e-voto e ficará aberta para servidores docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação, incluindo as comunidades dos colégios técnicos mantidos pela Universidade, até as 23h59 da próxima quinta-feira, 3 de outubro.
Todo integrante da comunidade apto para votar recebeu uma mensagem com os links para o sistema e-voto. Para acessá-lo, é preciso fazer o login na Central de Acessos. Uma vez no sistema de votação eletrônica, o servidor ou o estudante tem que seguir alguns passos simples para efetivar o voto. Primeiramente, clicar no botão “votar” e, em seguida, na opção “consulta para indicação de reitor(a) e vice-reitor da Unesp”. Na tela com os nomes das três candidaturas, o eleitor faz a opção clicando no quadrado correspondente à sua escolha e, na abertura da janela de confirmação, confere a opção escolhida e clica “ok”.
Após essas etapas, o eleitor recebe um protocolo de votação, que pode ser impresso ou salvo no computador, e pode voltar à tela inicial, que já estará com a inscrição “voto computado” para a consulta para indicação de reitor(a) e vice-reitor da Unesp.
A chapa “Orgulho de ser Unesp” é composta pelos professores Leonardo Theodoro Büll, candidato a reitor, e Bernardo Mançano Fernandes, candidato a vice-reitor; a chapa “Unesp sempre viva e plural” é integrada pelos docentes Maysa Furlan, candidata a reitora, e Cesar Martins, candidato a vice-reitor; e a chapa “Juntos pela Unesp do futuro” é composta pelos professores Estevão Tomomitsu Kimpara, candidato a reitor, e Celso Antonio Rodrigues, candidato a vice-reitor. Na hora da votação, aparecem apenas os nomes dos candidatos.
Na próxima sexta-feira, 4 de outubro, a Comissão Eleitoral Central se reúne no auditório do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, localizado na região central da capital paulista, para realizar a apuração dos votos e anunciar o resultado. A apuração dos votos ocorre a partir das 10h de 4 de outubro, com transmissão ao vivo pela TV Unesp, via canal Unesp Oficial do YouTube (www.unesp.br/aovivo).
A Comissão Eleitoral Central acompanhará, por segmentos (docentes, técnicos e administrativos e discentes), o quantitativo dos votantes, não nominal, em cada unidade e tornará público, diariamente, tais relatórios, na página da Secretaria Geral/Eleições. O relatório estará disponível na página da Secretaria Geral a partir das 16h dos dias 01, 02 e 03 de outubro, os três dias de votação.
“O processo de consulta à comunidade unespiana é um ato democrático e também um direito de exercício da cidadania. Logo, a Comissão Eleitoral Central convida todos os segmentos da nossa comunidade a participar ativamente deste processo de escolha, que acontece entre 1º e 3 de outubro. O seu voto é importante. Não deixe de participar deste momento tão importante da Unesp”, afirma o presidente da Comissão Eleitoral Central, professor Jean Marcos de Souza Ribeiro.
Caso haja segundo turno, a campanha eleitoral é retomada ao longo do mês de outubro. Eventual segundo turno será realizado de 5 a 7 de novembro, também pelo sistema e-voto.
Acesse aqui o sistema e-voto.
Compartilhe esta notícia