Pesquisas recentes indicam que o Brasil possui cerca de 250 milhões de smartphones em atividade, o que corresponde a 1,2 aparelhos por habitante. Em paralelo a esse número elevado de dispositivos inteligentes, também é possível notar uma preferência cada vez mais expressiva dos consumidores brasileiros pelo acesso à internet através de seus celulares, ao invés de computadores.
Para reforçar essa tese, um estudo conduzido pela Comscore, intitulado “Tendências e Comportamentos Digitais 2021”, revelou que o Brasil possui a maior audiência móvel entre os países da América Latina, com cerca de 112 milhões de usuários ativos.
Novos hábitos de consumo
Enquanto antigamente era necessário sair de casa para fazer compras, atualmente, com o avanço da conexão móvel, os hábitos de consumo da população brasileira mudaram drasticamente. Em poucos minutos, e através de alguns cliques no celular, os consumidores conseguem adquirir vários itens, comparar preços, e escolher onde – e quando – preferem receber as suas compras.
Em números, segundo um levantamento feito por um conglomerado de empresas de tecnologia, 56% dos consumidores brasileiros realizaram a sua primeira compra online pelo celular em 2020. Entre essa parcela de consumidores, 94% ainda afirmaram que pretendem continuar adquirindo produtos e serviços dessa maneira, o que evidencia esse novo comportamento ligado ao consumo.
Além disso, a frequência com a qual os brasileiros utilizam a internet também mudou com a conexão móvel. O uso de smartphones e tablets, especialmente relacionado a jogos, tem crescido exponencialmente. Jogadores estão descobrindo a conveniência de ter os seus jogos favoritos sempre disponíveis, em qualquer lugar, e a qualquer hora.
Com os benefícios da mobilidade, é cada vez maior o número de usuários que se interessam em conferir o LeoVegas cassino, e outras plataformas relacionadas ao consumo de conteúdo digital, como o Spotify ou a Twitch, na palma da mão. Essa mobilidade permite que os usuários não apenas joguem, mas também interajam socialmente, e participem de comunidades online, fazendo novos amigos enquanto aproveitam o tempo conectados..
Juntamente à praticidade da conexão móvel, outra razão que justifica esse novo comportamento dos consumidores, é a presença das marcas no ambiente virtual. Por meio de seus sites e redes sociais, as empresas conseguem estabelecer um vínculo maior com os usuários, assim como demonstrar os diferenciais e os benefícios de seus produtos e serviços.
Conexão móvel mais rápida e eficiente
A chegada da conexão 5G no Brasil, a qual já está presente em mais de 2.500 cidades em todo o País, também é um fator importante, e com o potencial de estimular o uso dos smartphones para o consumo. Com a capacidade de ser até 100 vezes mais rápida do que a conexão 4G, o 5G possui uma baixa latência; ou seja, um tempo reduzido de resposta no carregamento de páginas, vídeos, e outros conteúdos que utilizam uma quantidade elevada de dados.
E para suportar as demandas futuras da população por um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, já está em fase de desenvolvimento a nova geração de redes móveis, o 6G.
Ainda não é possível afirmar como o sistema 6G irá impactar a relação dos usuários com os seus dispositivos móveis mas, de acordo com especialistas, essa geração será capaz de aprimorar a segurança das transações online, e contribuir com a virtualização de muitos serviços e produtos. Além disso, a expectativa é de que o 6G também consiga aprimorar tecnologias como a Inteligência Artificial e a análise de Big Data.
Compartilhe esta notícia