Essa festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses e é conhecida por celebrar a primeira manifestação de Jesus como messias.
O Dia de Reis é uma celebração presente no calendário litúrgico da Igreja Católica, também conhecida como Solenidade da Epifania do Senhor e celebrada no dia 6 de janeiro. Essa festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses e é conhecida por celebrar a primeira manifestação de Jesus como messias.
A celebração do Dia de Reis encerra o período da Epifania, marcando o fim do ciclo natalino e o momento em que as decorações de Natal são desmontadas. Essa data comemorativa relembra os reis magos, que foram do Oriente, guiados por uma estrela, homenagear e prestar culto ao recém-nascido Jesus.
O que é o Dia de Reis?
Celebrado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma data comemorativa muito importante do calendário religioso da Igreja Católica e relembra a visita dos reis magos a Jesus.
Essa celebração também é conhecida como Solenidade da Epifania do Senhor e é entendida como o momento em que Jesus Cristo manifestou-se como messias. Essa manifestação de Cristo aconteceu com a visita dos reis magos ao local de nascimento de Jesus, em Belém.
Essa data comemorativa também é entendida como o término da Epifania, encerrando as celebrações natalinas para a Igreja Católica. Com isso, os presépios são desmontados, assim como outras decorações natalinas, como a árvore de Natal, por exemplo. Essa celebração acontece exatamente 12 dias depois da data de nascimento de Jesus, 25 de dezembro, na tradição cristã.
A história da ida dos Reis Magos para visitar Jesus logo após o seu nascimento é narrada no Evangelho de Mateus. O texto bíblico em nenhum momento refere-se a esses magos como reis, mas essa é uma tradição que se estabeleceu durante a Idade Média. A celebração do Dia de Reis foi trazida para o Brasil durante o período colonial pelos portugueses e se consolidou como uma tradição religiosa.
Celebração do Dia de Reis
A celebração do Dia de Reis se espalha por diferentes regiões do Brasil e as formas como ela acontece varia de acordo com a região. Em algumas regiões, formam-se pequenos grupos que passam na rua cantando canções religiosas, além de haver dançarinos em roupas típicas. Esses grupos passam de porta em porta cantando canções e recebendo doações, sobretudo de alimentos.
Em alguns locais, os grupos musicais que atuam na celebração são conhecidos como Terno de Reis. Esses grupos são compostos por três músicos que cantam canções religiosas. Em outros locais, acontecem celebrações em frente a presépios municipais. Essas celebrações por causa do Dia de Reis também são conhecidas como Folia de Reis ou Reisado.
Ocorrem também desfiles nas ruas, nos quais grupos participantes da festa usam roupas típicas, carregando consigo estandartes ou bandeiras. Além disso, acontecem apresentações teatrais e outros tipos de eventos. Por fim, missas são realizadas.
Fonte: mundo educação
Compartilhe esta notícia