

Empreender tem se tornado uma opção bastante atrativa, para aqueles que desejam ter seu próprio negócio e conquistar a liberdade financeira. Com a chegada da internet, vender no mundo digital tornou- se cada vez mais acessível. O mundo é guiado por padrões, seja no trabalho ou em casa, e nos negócios não é diferente ou pelo menos não deveria ser.
No mundo dos negócios o sol nasce para todos, entretanto vem se tornando cada vez mais exigente e sempre surgindo novas ideias e conceitos. Para ter um empreendimento de sucesso, existem ferramentas fáceis de usar como um criador de logo.
Utilize as ferramentas certas para empreender
Existem diversas ferramentas pagas ou gratuitas que podem ser úteis no momento de empreender, a vantagem em usar essas ferramentas é que se economiza tempo de algumas atividades e ajudam também a manter a organização, realizar planejamentos e planos de ação e dessa forma fazer a diferença no mercado. Neste texto trazemos algumas das ferramentas principais para ajudar a alavancar seu negócio.
Sistema de gestão de tarefas
Antigamente as soluções tecnológicas para empresas tinham um custo muito alto e seu uso era complexo, além de demandar conhecimento técnico. Atualmente com a criação de ferramentas intuitivas e menos complexas o empreendedor consegue melhorar sua gestão em toda a empresa.
Uma das vantagens de usar um sistema de gestão, é a integração dos setores da empresa, que tornam as decisões mais eficientes e reduz outros tipos de custos, organizando dessa forma a rotina de cada um na empresa. O Trello é a ferramenta mais utilizada em todo o mundo, podendo ser aplicada em uma tarefa individual ou específica como também para fazer a gestão da empresa toda.
As 5 forças de Porter
As 5 forças de Porter é uma ferramenta ideal para conhecer o seu nicho. Resumidamente as 5 forças de Porter o empreendedor faz uma análise do seu próprio negócio. Essas forças são:
- Ameaça de serviços e produtos;
- Ameaça de novos concorrentes;
- Rivalidade entre a concorrência;
- Poder de barganha com fornecedores
- Poder de barganha com clientes.
Com o uso dessa ferramenta é possível ter uma orientação do caminho a iniciar, pontos a serem explorados e ter uma visão geral do seu público-alvo.
Análise SWOT
A análise SWOT não serve somente para grandes empresas, ela é essencial para calcular os passos da sua empresa. No Brasil ela também é conhecida como análise FOFA, essa ferramenta realiza a análise do ambiente interno da empresa, onde se analisa as fraquezas, ameaças, forças e oportunidades, dessa forma é possível explorar pontos que precisam de mais atenção.
As ameaças e fraquezas são os pontos negativos e aspectos que contém erros que precisam de correções, já as oportunidades e forças, são os pontos positivos, isso significa, o diferencial que sua empresa possui e os novos serviços ou produtos, em como atividades que sua empresa pode ofertar. O objetivo dessa análise é juntar essas informações e prospectar o futuro da empresa.
Modelo de negócio Canvas
Criada no final dos anos 2000, essa ferramenta é uma das mais aplicadas e conhecidas pelos empreendedores. Também conhecido como BMC (Business Model Canvas), com nove áreas diferentes no painel, você preenche as informações, com as receitas, os custos, canais de venda entre outras informações importantes, para fazer o planejamento. As nove áreas do Canvas são:
- Atividade-chave (o que sua empresa oferece);
- Recursos-chave (o que é preciso para agregar valor);
- Proposta de valor (qual é o diferencial);
- Rede de parceiros (as alianças que preciso formar);
- Principais gastos da empresa (estrutura de custos);
- Público-alvo;
- Relacionamento com o público-alvo e clientes;
- Canais (meios em que a empresa oferta seus produtos ou serviços);
- Fluxo de receitas (como será a remuneração).
É muito comum fazer uso do Canvas quando se faz uma remodelação de negócio ou lançamento de um novo produto.
A primeira impressão usando o Pitch
Essa é uma ferramenta de gestão para saber como vender sua ideia. Resumidamente, o Pitch é a primeira impressão que se tem da sua empresa. A apresentação de um bom Pitch tem a duração entre 3 a 5 minutos. Tendo como objetivo principal despertar o interesse e curiosidade do investidor, fornecedor ou cliente.
O Pitch ajuda o empreendedor a manter as informações e ideias de forma organizada com eficácia. Se tornando muito útil, deixando o empreendedor mais confortável no momento de transmitir as informações de forma persuasiva e sintetizada para as pessoas interessadas.
Neste texto trouxemos alguns destaques de métodos e ferramentas mais aplicados por empreendedores e empresas dos mais distintos setores, e de portes diferentes, desde MEI até multinacionais. Essas ferramentas podem ser implementadas na rotina da sua empresa trazendo saldos positivos para sua empresa. Essas ferramentas otimizaram as tarefas do dia a dia, porém vale ressaltar que as estratégias são primordiais para trilhar o melhor caminho rumo ao sucesso. Como dito no início, muitas dessas ferramentas são gratuitas, intuitivas e de fácil uso, mesmo para aqueles que não tem muita experiência com o mundo tecnológico.
Compartilhe esta notícia