2015 será um ano cheio de feriados em dias úteis

Geral
2015 será um ano cheio de feriados em dias úteis 06 janeiro 2015

Serão 11 feriados nacionais que vão cair em dias da semana neste ano. Mas a folga que todo mundo gosta pode ser bem ruim para a economia. O primeiro feriado do ano caiu em um dia útil e o ano de 2015 terá muitos mais. Muita gente já  começou a planejar como irá passar os feriados em finais de semana prolongados. Em 2014, foram apenas seis.

Dos 11 feriados nacionais, dez caem em dias de semana e muitos devem ser esticados. A temporada começou no primeiro dia do ano, que caiu em uma quinta-feira, e muita gente emendou quatro dias de descanso.

Em fevereiro, dia 17/02, tem o Carnaval e são mais quatro dias de folga. Em abril, melhora ainda mais. No dia 3, tem a Sexta-Feira Santa, e no dia 21, a morte de Tiradentes, que caiu numa terça-feira. Ou seja, pode virar outro feriadão. Botucatu terá um terceiro feriado que é dia 14 (terça-feira), aniversário da Cidade.

Em maio, o Dia do Trabalho (1º de maio) será comemorado em uma sexta-feira. Em junho, Corpus Christi cai em uma quinta-feira, dia 04/06, mas é ponto facultativo e não é obrigatório. Para Botucatu outro feriado está programado, mas este cai no domingos: dia 26 de Julho,  Dia de Sant´Anna, padroeira da Cidade.

No segundo semestre, os feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro caem na segunda-feira. A proclamação da República, no dia 15 de novembro, será o único feriado nacional a cair no fim de semana. Em dezembro, o Natal será na sexta-feira (25/12).

O balanço final é bem diferente de 2014 quando apenas sete feriados caíram em dias de semana. Enquanto a maioria comemora os dez feriados de 2015, alguns empresários estão preocupados. Eles acham que esses dias de folga devem reduzir a produção na indústria e as vendas nos comércios. As lojas de ruas costumam sofrer mais, pois dependem do movimento dos trabalhadores.

Em alguns feriados, os lojistas decidem abrir as portas. Mesmo assim, o lucro cai cerca de 9%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio. É que os comerciantes têm que pagar em dobro o salário dos vendedores. Indústria e comércio fechados significam perdas no PIB do país. Se 10% das empresas ficarem sem trabalhar, o Brasil vai perder R$ 2,36 bilhões a cada feriado.

O empresário tem duas alternativas: ou abre e arca com o custo maior em termos de salário, ou fecha e aí a economia do país tende a perder porque não ha produção naquele dia ou principalmente pros setores que dependem mais da mão de obra dentro da fábrica como é o setor industrial.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento