12 de outubro: entenda a origem do ‘Dia das Crianças’

Geral
12 de outubro: entenda a origem do ‘Dia das Crianças’ 12 outubro 2024

Data é celebrada no Brasil e reforça a importância da garantia dos direitos da criança

“O Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro. A data homenageia as crianças e reforça a importância da garantia de seus direitos, bem como o combate ao abuso infantil.”

“Criada em 1924, a data só se popularizou na década de 1950, com uma campanha publicitária feita por duas empresas. Desde então, as vendas de brinquedos e demais artigos para o público infantil se intensificam anualmente no período próximo ao dia 12 de outubro.

Em outros países, o Dia das Crianças é celebrado em datas diferentes, cada um com origens específicas. Em nível global, o dia 20 de novembro foi instituído como o Dia das Crianças e está associado à Declaração Universal dos Direitos das Crianças estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).”

“Resumo sobre o Dia das Crianças

  • O Dia das Crianças foi criado no Brasil no ano de 1924 a partir de um decreto assinado pelo presidente Artur Bernardes.
  • A data se popularizou somente na década de 1950, após a realização de uma campanha publicitária realizada por empresas.
  • A nível mundial, o Dia das Crianças acontece em 20 de novembro. A data possui relação com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças e passou a ser comemorada em 1954.
  • O Dia das Crianças reforça debates essenciais para a sociedade que envolvem aspectos sobre os direitos das crianças, tais como a qualidade de vida, saúde e educação.
  • Em outros países a data é celebrada em diferentes dias. Primeiro de junho e 20 de novembro são as datas em que mais países comemoram o Dia das Crianças.”

“Origem do Dia das Crianças

O Dia das Crianças foi criado oficialmente no Brasil a partir do Decreto Federal nº 4.867, de 5 de novembro de 1924. O documento foi assinado pelo presidente Artur da Silva Bernardes.

A data foi definida após a realização do III Congresso Sul-Americano da Criança, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1923. Uma série de leis foram criadas nesse contexto, marcando ações de intervenção do Estado quanto à infância e à adolescência.

Nas primeiras décadas, o dia não era tão popular quanto é atualmente. O movimento das festividades do Dia das Crianças começou a se popularizar após os anos 1950.

O Dia das Crianças movimenta a economia brasileira devido à busca no comércio por diferentes tipos de presentes para as crianças. O aspecto comercial da data por aqui surgiu por volta dos anos 1950 e 1960 a partir de uma campanha de marketing realizada pela Estrela (fabricante de brinquedos) com a Johnson & Johnson.”

“Na ocasião, foi criada a Semana do Bebê Robusto pela Estrela com o objetivo de vender um boneco que era o principal produto da empresa na época. Já a Johnson & Johnson criou um concurso de beleza infantil com a participação de crianças de seis meses a dois anos. Os pais enviavam fotos dos seus filhos participantes que estavam concorrendo ao título de “Bebê Johnson” “Desde então, o comércio brasileiro passou a utilizar o Dia das Crianças para intensificar as vendas de brinquedos e produtos para os pequenos.

O feriado do dia 12 de outubro não se refere ao Dia das Crianças, mas sim ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. A oficialização do feriado ocorreu no dia 30 de junho de 1980 por meio do Decreto Federal nº 6.802, assinado pelo presidente militar João Figueiredo.”

O Dia Mundial das Crianças

O Dia Mundial das Crianças é celebrado no dia 20 de novembro por causa da Declaração Universal dos Direitos das Crianças. O documento foi aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no dia 20 de novembro de 1959.”

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento