Santos joga mal e só empata com a Ferroviária em Araraquara

Goleiro Everson tem grande atuação e salva o Peixe de derrota

Ferroviária criou as melhores chances, mas parou em milagres de Everson. FONTE: Twitter Oficial da Ferroviária – @afeoficial

Por Giovanni Luque

Nas análises do futebol atual, seja por parte de jornalistas ou por parte de técnicos, as estatísticas são muito levadas em conta. Uma, em especial, é quase sempre um balizador de controle da partida pelo time que a detém em maior número: a posse de bola.

Na noite de ontem, em Araraquara, quem teve mais controle da bola foi o Santos, com 61% ao fim do jogo. Mas quem jogou (muito) melhor e passou mais perto de vencer foi a Ferroviária, que chegou a ter, na metade do 2º tempo, apenas 20% de posse.

E a Ferrinha só não saiu vitoriosa pela grande atuação do santista Everson. O goleiro ex – Ceará operou, pelo menos, 3 milagres no 1º tempo, permitindo com que o alvinegro voltasse para Santos com, pelo menos, 1 ponto.

Aos 13 minutos, Claudinho aproveitou cruzamento e encheu o pé. Everson foi buscar. Aos 30, Bruno Recife achou Henan dentro da área e o centroavante parou em outra defesa “elástica” de Everson. Depois, aos 38, a mais bonita ação do goleiro. Hygor achou Henan, que finalizou quase na marca do pênalti e Everson, que estava do outro lado do gol, se atirou e fez a intervenção.

Além dessas finalizações na 1ª etapa, a equipe de Araraquara ainda levou perigo nos últimos 45 minutos. Após lindo drible em Pará, o lateral Patrick acertou a trave. Depois, o volante Mazinho arriscou de fora e a bola passou muito perto do gol. No total, foram 22 finalizações dos mandantes (7 no alvo) contra 8 dos visitantes (5 sem direção).

Pelo que foi apresentado até agora, o português Jesualdo Ferreira terá muito trabalho para acertar a equipe. Ontem, nem Soteldo e nem Sánchez conseguiram ser efetivos, sendo que a única oportunidade do Santos que exigiu defesa de Saulo, foi aos 41, em finalização forte de Felipe Jonatan.

Em compensação, o time de Sérgio Soares (técnico daquele Santo André de 2010, entre outros bons trabalhos), mesmo estando em último do seu grupo, está a apenas 4 pontos do líder Guarani. Se continuar da forma como foi ontem e calibrar a pontaria, pode chegar nas fases finais do campeonato.

No próximo sábado, o Santos vai até Itu pegar o Ituano, precisando apresentar um melhor futebol. Já a Ferroviária joga fora de casa, contra a Ponte Preta, no próximo sábado, querendo reencontrar o caminho das vitórias, já que venceu apenas 1 de 6 jogos.