Quais são as reais chances de o São Paulo se destacar no Brasileirão 2024 e quem sabe, levantar a tão sonhada taça deste ano? O time sente que é uma questão de honra vencer, pois no ano passado o arquirrival Palmeiras levou a melhor.
Time tradicional e com história para contar, o São Paulo não quer deixar a emoção tomar conta e se levar pelas expectativas criadas pela mídia e torcedores. De acordo com especialistas, o time vem jogando bem, mas muitos pontos ainda precisam ser explorados e aperfeiçoados.
São Paulo Até Agora no Campeonato
O time são-paulino teve um começo de temporada um tanto quanto atípico. Há 3 semanas, o time tricolor derrotou o Fluminense em casa e conseguiu melhorar seu rendimento, chegando a ficar entre os 6 primeiros da tabela.
Na verdade, o time esteve invicto até então, e o motivo pelo qual os torcedores se animam e criam expectativas tem nome e sobrenome. O técnico argentino Luis Zubeldia tirou o São Paulo da crise em que o time se encontrava, o classificou para a Libertadores deste ano e teve 5 vitórias seguidas e um empate. Nada mal.
O técnico vê o time com grande potencial para ir mais longe do que aconteceu em 2023. Os jogadores vêm melhorando sua performance em campo e conseguindo pôr em prática tudo o que o experiente treinador vem mostrando nos treinos. E para o argentino, respeitar os princípios dentro de campo é o que levará o time longe durante o torneio.
Os jogadores têm se sentido acolhidos e respeitados, em todos os aspectos. Comunicação, entendimento e troca de informações é essencial para que o time avance, acredita o técnico. E assim, certamente os resultados irão surgir.
Mas o time está ciente de que precisa melhorar ainda mais para ter a certeza de que chegará às finais. No início do torneio, era a grande incógnita. Depois que venceu a Supercopa, esperava-se de fato que o São Paulo viesse atropelando os adversários, mas isso não ocorreu. O time engatou mesmo depois das 3 primeiras rodadas, estreando mal na Libertadores e deixando mais dúvidas do que certezas pelo caminho!
E isso na verdade foi algo positivo na visão do técnico, pois se pôde então avaliar o elenco e também verificar o posicionamento dos jogadores em campo, além de tratar das lesões dos atletas que fariam falta em campo. Ou seja, a partir de agora, o São Paulo precisa mostrar de fato ao que veio.
São Paulo e sua História no Brasileirão
O São Paulo é um clube que tem tradição em disputas de finais de torneios importantes. Vencedor de um Mundial de Clubes e duas Copas Intercontinentais, além de três Libertadores, uma Sul-americana e seis campeonatos brasileiros, o time paulista é o único time brasileiro a conquistar todos os títulos que uma equipe do Brasil pode vir a disputar.
São 12 títulos internacionais no total. Apenas dez times no mundo tiveram o mesmo feito que o São Paulo, e o único bicampeão da Copa Intercontinental, tendo se orgulhado em possuir 100% de aproveitamento (venceu todos os jogos disputados no tempo normal de jogo).
O time também possui a maior variedade de torneios conquistados (foram 8). Nenhum clube brasileiro conseguiu esse feito. Além disso, três Libertadores da América e com chances enormes de disputar o quarto título este ano! Mas nem tudo foram flores no início. Quando tudo começou, o São Paulo ainda não tinha nem mesmo nome.
Em 1935, através de uma nova fundação, o clube pôde então ter a sua sede estabelecida, onde os dirigentes se reuniram para abrir o Clube de Regatas Tietê. E logo mais tarde, sócios que amavam o time o rebatizaram de Clube Atlético São Paulo, e mais a frente na década de 60, São Paulo FC, como é conhecido nos dias atuais.
Com isso, o time e seus novos dirigentes viram que era preciso investir em um estádio onde a equipe pudesse se desenvolver e treinar. E é o que existe nos dias de hoje, o estádio do Morumbi, que não abriga apenas jogos da equipe tricolor mas é referência para o estado de São Paulo. É considerado o maior estádio particular do Brasil, atrás apenas do Maracanã, que é administrado por iniciativa pública.
A história de fundação do time é bastante interessante. Tradicional da zona nobre de São Paulo, os grupos se reuniam na intenção de fundar um clube que fosse totalmente brasileiro e representasse, em especial, a cidade de São Paulo. Tempos atrás, apenas estrangeiros jogavam futebol na cidade (a maioria ingleses e alemães).
Hoje, o futebol se tornou um esporte independente das classes sociais e raças. Ultrapassou fronteiras e venceu barreiras antes inimagináveis. Com tantos nomes como Leonidas da Silva e Telê Santana, o time paulista pode ser considerado uma equipe com bastante referência no futebol, não apenas no Brasil mas no contexto internacional.
Compartilhe esta notícia