Mountain Bike: Atletas de Botucatu vencem prova de Endurance mais tradicional do país

 

No último sábado, dia 18, aconteceu no Hotel Quality Serra Azul, em Itupeva, a 21ª edição da Prova de Endurance mais tradicional do Brasil, o MTB 12 horas. A cidade de Botucatu foi representada pelas equipes Godoy Bike PRO com os atletas Wellington Juliam Brazil, Diego Dias Ramiro e Alberto Caldeira Filho.

Uma outra equipe botucatuense também esteve presente, a Godoy Bike Fitness, com os atletas Luciano Godoy, Leandro Burin Coelho e Wilian de Oliveira Souza, que conquistaram o primeiro e o quinto lugar na categoria Trio Open.

Ao estilo Le Mans, os atletas largaram correndo em direção a bike para encarar 12 horas de prova em um circuito de 6,5 km, com todos os elementos necessários para fazer a alegria de qualquer mountain biker. A trajeto tinha subidas inclinadas, descidas técnicas e single tracks.

A estratégia foi fundamental para o êxito da equipe de Botucatu. Enquanto as outras equipes foram muito agressivas no início, os atletas da Godoy Bike foram constantes em ritmo, desde a primeira volta, partindo do quinto para o terceiro lugar logo na segunda volta e para o segundo lugar com algumas horas de prova. A diferença para a equipe primeira colocada chegou a ser de mais de 6 minutos. Na metade da prova a Godoy Bike PRO partiu para o ataque, diminuindo o número de voltas por atleta, com um ritmo mais forte e tempo de descanso menor.

Como não podia ser diferente das outras 20 edições, a chuva veio no final da tarde, alterando todo o terreno e a dinâmica da prova. A busca pelo primeiro lugar teve muita lama, frio e foi alcançada só às 21 horas, faltando três horas para o final. O circuito estava muito pesado, liso e com trechos ‘impedaláveis’.

Os campeões fecharam a prova com uma volta na frente da equipe de São Paulo, que ficou em segundo lugar. Os botucatuenses subiram no lugar mais alto do pódio já durante a madrugada, compartilhado por grandes nomes do mountain bike nacional e mundial, como a lenda americana e ex-campeão mundial Tinker Juarez, o suíço Lukas Kaufmann e os brasileiros Hugo Prado Neto e Bob Nogueira, campeões da categoria Quarteto Open.

Os atletas agradecem a toda equipe Godoy Bike, familiares, patrocinadores e apoiadores, sem os quais a vitória não seria possível.