Adeus ao mestre: campeão por São Paulo, Palemiras e outros grandes clubes, ele foi o primeiro treinador a conquistar o Campeonato Brasileiro três vezes consecutiva.
O futebol brasileiro perdeu nesta quinta-feira um de seus maiores treinadores. Morreu aos 94 anos o ex-jogador e ex-treinador Rubens Minelli, que conquistou quatro títulos brasileiros por Palmeiras, Inter e São Paulo, entre outras taças. A morte foi confirmada nas redes sociais pelo clube gaúcho.
Segundo o jornalista José Calil, Minelli estava internado há cerca de um mês para tratar uma infecção urinária e não resistiu. Ainda não informações sobre velório e sepultamento.
Nascido na capital paulista, Minelli completaria 95 anos no dia 19 de dezembro. Ele foi o primeiro treinador a conquistar o Campeonato Brasileiro três vezes consecutiva. Em 1975 e 1976 pelo Inter e, no ano seguinte, pelo São Paulo. Antes, quando a competição não tinha o atual nome, foi campeão pelo Palmeiras, em 1969.
O treinador ainda comandou clubes como o Grêmio, Portuguesa, Sport, Paraná, Santos e Ponte Preta, além do Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Mas foi no Inter que ele se consagrou, promovendo uma revolução tática em um time que contava com nomes como Manga, Falcão, C, Dario, Jair, Caçapava, Valdomiro, Lula e Escurinho, entre outros. Em contato com o ge, Carpegiani lamentou a perda.
– O Minelli foi um dos treinadores mais importantes que tive. Ensinamento moral, dentro e fora de campo. Ele era um vencedor, ganhou muito em diversos clubes. Na época vencedora, merecia a Seleção, mas não teve a oportunidade, infelizmente. Ele se adaptava aos clubes e jogadores com muita facilidade. Pegou a nossa época no Inter, com Figueroa, Falcão, eu, entre outros. Aproveitou o nosso grupo da melhor forma, sempre pensando no coletivo. Era muito exigente, repetitivo. Ensinava tudo nos mínimos detalhes – lembrou.
Neste ano, foi lançado um livro no qual conta a trajetória do técnico. A obra é titulada “Professor Rubens Minelli”.
Fonte: Globo Esporte
Compartilhe esta notícia