Morre aos 78 anos a atleta Marlene Marcelina, referência do esporte em Botucatu

Esportes
Morre aos 78 anos a atleta Marlene Marcelina, referência do esporte em Botucatu 05 janeiro 2026

Recordista sul-americana no atletismo e destaque do vôlei adaptado, Marlene construiu uma trajetória marcada por conquistas, pioneirismo e inspiração no esporte botucatuense.

Morreu no fim de semana, aos 78 anos, a atleta Marlene Marcelina de Campos Sant Anna, uma das grandes referências do esporte em Botucatu e no cenário nacional do atletismo e do esporte da terceira idade.

Marlene construiu uma trajetória marcada por conquistas, pioneirismo e amor ao esporte. Ela foi recordista sul-americana nas provas de 100 e 200 metros rasos, além de ter sido campeã paulista, brasileira e sul-americana no atletismo.

Ao longo da carreira, conviveu e competiu ao lado de grandes nomes da história do esporte brasileiro, acumulando experiências que ajudaram a consolidar seu nome entre os destaques do atletismo nacional.

Muito conhecida no meio esportivo, Marlene integrou a Seleção Brasileira de Atletismo e teve contato direto com referências históricas da modalidade, como Nelson Prudêncio, Adhemar Ferreira da Silva e João do Pulo, além de professores e dirigentes que marcaram época no desenvolvimento do atletismo no Brasil.

Além das pistas, Marlene também teve papel de destaque no Vôlei Adaptado de Botucatu, especialmente no vôlei da terceira idade. Atuando por muitos anos na modalidade, participou de diversos torneios e campeonatos regionais e estaduais, incluindo ligas em Bauru, Porto Ferreira e Sorocaba. Com a equipe botucatuense, conquistou títulos expressivos, ficando repetidamente entre os primeiros colocados das competições.

Entre os principais resultados no vôlei adaptado estão títulos dos Jogos Regionais da Terceira Idade (JOMI), além de conquistas em fases estaduais, com destaque para o título em Jundiaí e o vice-campeonato em Praia Grande, sempre com participação ativa da atleta.

Em 2016, Marlene recebeu uma das maiores homenagens de sua trajetória ao conduzir a tocha olímpica em Botucatu, durante o revezamento dos Jogos Olímpicos do Rio, simbolizando seu legado esportivo e sua importância para a cidade.

O velório acontece no Complexo Funerário Orlando Panhozzi. O sepultamento está marcado para esta segunda-feira (05/01/2026), às 15h, no Cemitério Jardim, em Botucatu.

Marlene Marcelina de Campos Sant Anna deixa um legado de dedicação, conquistas e inspiração para gerações de atletas, sendo lembrada como símbolo de perseverança, disciplina e amor ao esporte.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento